Parque Amantikir

Parque Amantikir

Visitei Campos do Jordão pela 4° vez esse ano, desde que moramos em São Paulo todos os anos no período de junho/julho nos programamos para ir à cidade, seja fazer uma bate e volta como agora ou passar 3-4 dias com amigos, o lugar é super romântico ao mesmo tempo no período de outono/inverno a cidade vira point de baladas cotadas no estado de São Paulo, as casas noturnas famosas abrem uma filial temporária durante o período atraindo um grande público, em julho ocorre o tradicional festival de inverno com atrações gratuitas, o trânsito da cidade fica caótico mas todo o clima e beleza da cidade valem a pena!

 

 SOBRE O LUGAR

 

Campos do Jordão é um município na Serra da Mantiqueira, faz parte do estado de São Paulo, considerada um dos principais destinos de inverno do Brasil, a cidade encanta os turistas com suas casas com estilo europeu. A temperatura média anual fica em torno de 14 graus chegando a cair abaixo de zero no inverno, no verão não passa de 22 graus. A cidade fica mais cheia nos períodos de julho quando ocorre o festival internacional de inverno.

Considerada a capital do inverno paulista, recebe o título de Suíça brasileira, no inverno é comum ver jovens ostentando carros importados e casas noturnas abrindo na cidade apenas para a temporada de inverno, bares e restaurantes abarrotados, diversão não falta, período também em que as hospedagem sobre consideravelmente os valores.

Não considero um destino barato mesmo fora da alta temporada, na maioria das vezes os valores de hospedagens, restaurantes e bares estão acima dos valores, o que torna o destino mais caro, mas se realmente pretende investir aconselho que você vá nos meses que antecedem o inverno, quatro dias são suficientes para aproveitar com calma a cidade.

 

 COMO CHEGAR

 

Distante 173 km da cidade de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte. Sua principal via de acesso é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Se você não mora no estado de São Paulo e pretende conhecer a cidade aconselho procurar o voo para alguns dos aeroportos de são Paulo, no aeroporto alugue um carro e siga viagem, a estrada é bonita, bem sinalizada e cheia de curvas, se você é como eu que costuma enjoar em viagens de carro, não esqueça de colocar um remédio para enjoo na mala e tomar antes da viagem.

 

  ONDE FICAR

 

Já estive em Campos do Jordão algumas vezes e em cada viagem ficamos em lugares diferentes um do outro, farei a sugestão de acordo com o que eu conheci pois acho difícil opinar por algo que eu não tenha conhecido. A escolha da hospedagem é algo muito pessoal e a minha sugestão é:  busque a sua hospedagem de acordo com o seu perfil. O que considero válido pode não fazer diferença para você, entende? A cidade oferece vários tipos de hospedagens desde hotéis de luxo à hostels. Quando faço uma escolha de hotel valoziro muito o clima do lugar e sempre associo ele ao clima da viagem, então em Campos do Jordão tente pegar algo mais romântico, mas se vai com um grupo de amigos quem sabe uma casa no AIRBNB com boa localização não seja suficiente?

Minhas sugestões são baseadas na minha experiência:

 

Essa foi a primeira pousada que ficamos em Campos do Jordão e nós amamos o clima intimista dela! Os quartos possuem vista para a montanha de tirar o fôlego, são confortáveis e aconchegantes, o café da manhã ficam no térreo, preparado de forma artesanal ( as geléias são preparadas na pousada), servido em um ambiente super charmoso com uma vista rodeada de muita natureza, o bairro Alto da boa vista é  tranquilo e afastado da badalada vila do Capivari (distância de 6km) essencial para quem busca tranquilidade e romantismo, no bairro você encontra o Palácio da Boa Vista (residência de inverno do governador de São Paulo) que vale muito a pena a visita!

  Rua Passagem da Neblina, 60

Quarto - site oficial do hotel
Hall - site oficial do hotel 
Hotel Villa Hegus - site oficial 

 

  • Carballo Hotel e Spa 

Escolhido para um final de semana do dias dos namorados, este hotel não nos decepcionou! Não MESMOO!!! O hotel possui requinte, charme, um bom atendimento e uma arquitetura estilo Castelo europeu da região da Bavária digno de uma hospedagem inesquecível! Acredito que o hotel é sempre um plus para qualquer viagem e por isso sempre avalio cada detalhe baseada no perfil da viagem! O Carballo hotel oferece suítes com banheira de hidromassagem e vistas para montanha, sala de massagem, sauna seca, academia,  piscina, um jardim lindo e um café da manhã caprichado e um chá da tarde de cortesia! Quer coisa melhor que isso ? Fica à 2,5km da Vila do Capivari.

  Avenida Pedro Paulo, 1600

RESERVE AQUI.

Quarto - Site oficial do hotel 
Carballo hotel  - site oficial 
Jardim - site oficial do hotel 

 

  • Pousada Big Bear 

Literalmente situada no olho do furacão, simmmm em termos de localização é a melhor pousada que fiquei! Nos hospedamos no ano passado nesta pousada com um casal de amigos, como a proposta era um bate e volta priorizamos aproveitar a Vila do Capivari logo do outro lado da avenida, diga-se 70 metros do centro turístico, gastronômico (200m do famoso bar da Baden Baden) e comercial da cidade! Possui um estilo alpino, quartos confortáveis, café da manhã e wi-fi.

 Av. Dr Antonio Nicola Padula, 141

RESERVE AQUI.

Quarta - site oficial do hotel 
Quarto - site oficial do hotel 
Pousada Big Bear - site oficial 

 

Lembra da história de casar a hospedagem com o perfil da viagem? Quando se trata de viagem familiar eu considero o Airbnb a melhor opção, se não uma das melhores! Então eu dou sempre aquela olhadinha no aplicativo, colocando os filtros que eu desejo e avalio cada opção disponível antes de cogitar algum hotel!

O melhor de tudo é que nesse perfil de hospedagem eu consigo levar meus doguinhos junto comigo sem precisar dar trabalho para outras pessoas! Verifico programações mais familiares e com opções para levar os cachorros, um ponto positivo para Campos do jordão que é considerada uma cidade petfriendly !!!

Na escolha da casa tentei priorizar a localização, pois iríamos em 2 carros e 1 moto e gastar com garagem na Vila do Capivari não estava nos nossos planos, também valorizei o melhor custo x benefício e qualidade da hospedagem.

Quarto - Airbnb
Sala - Airbnb
Área externa - Airbnb

 

 O QUE FAZER

 

O Ideal é poder conhecer a cidade de carro, alguns pontos turísticos são difíceis de chegar e assim você ganhará tempo e praticidade nos deslocamentos, se caso o passeio envolver bebida alcoólica invista no táxi (existe um ponto de táxi no Capivari, região central), se ainda assim sua opção for ônibus para os passeios, vá ate ao ponto de ônibus na praça do Capivari de lá saem ônibus para alguns pontos turísticos da cidade.

A programação da cidade depende da proposta da viagem, já fui 3 vezes para lá e cada vez descubro um novo passeio e repito o horto florestal, adoro o lugar transmite paz.

Opções para quem vai pela primeira vez:

  1. Caminhar pela vila do Capivari e região sem pressa

  2. Horto florestal

  3. Morro do elefante

  4. Palácio da boa vista

  5. Tour na cervejaria Baden Baden

  6. Amantikir

  7. Passeio de trem

  8. Passeio de quadriciclo (bosque do silêncio)

  9. Outros passeios que não conheço: Pico do Itapeva, Museu Casa da Xilogravura, passeio de trem, borboletário, trenzinho da montanha, bonde turístico, truta azul pesque pague, mosteiro de são joã, museu felicia leiner, chocolate araucária

Para quem viaja com crianças considere: Tarundu, Aventura no Rancho ou Bosque do silêncio , parque floresta encantada

 

  RESTAURANTES E BARES

 

O restaurante é comandado pela família Serodio (pai,mãe e filhos) desde de 2015, especializado cortes e carnes Argentinas, a famosa parilha Argentina faz sucesso no local. A proposta do lugar é receber seus clientes de forma atenciosa e carinhosa, fazendo com que o cliente tenha uma ótima experiência e deguste do melhor da culinária.

Minha sugestão de pedido: como entrada peça a linguiça apimentada euma salada Argentina de prato principal peça um bife de chorizo (o mais famoso) ou um carré de cordeiro e como acompanhamento minha sugestão é o delicioso purê de aborora com queijo gongorzola (suspiros). No site você pode se programar melhor com valores e opções do cardápio. 

Horários e dias de funcionamento do restaurante*: Julho - De Terça à Domingo no almoço das 12:00 às 16:00 e na janta das 20:00 às 23:00. Demais meses - De Quarta à Domingo no almoço das 12:00 às 16:00 e na janta das 20:00 às 23:00. (dias de funcionamento sujeitos à mudança).

  Av. José Manoel Gonçalves, 160

 

Restaurante Libertango - site oficial ​​​​​​
Bife de chorizo 

 

  • Sans Souci bistrô

O lugar é uma mistura de bistrô, café  e confeitaria com decoração inspirada em brasserie francesas. O nome representa "sem preocupação" , uma expressão francesa que remete à proposta do lugar. No menu você encontrará um café premiado, doces saborosos e excelentes pratos preparados pelo chefe Thiago Fegies que trás a caracteristica de um restaurante slow food casando com a proposta do ambiente, sem preocupação.

O restaurante incentiva os produtores locais de hortaliças, verduras, vinhos, queijos e azeites. A decoração do lugar é um charme à parte, por lá você encontrará cadeiras calçadas com meias fofas, tecidos coloridos, almofadas estampadas e muitas flores, não é atoa que foi considerado o melhor café de Campos do Jordão. Prepare o estômago e a câmera fotográfica, vá com tempo e sem pressa, comece pelo chocolate quente e aproveite! 

 Av. Dr. Januário Miraglia, 3.260, Vila Jaguaribe

Sans Souci - site oficial 
Área externa - site oficial 
Café - Sans Souci - site oficial 

 

  Avenida Senador Roberto Simonsen 1350

 

Restaurante Krokodillo I

 

Cozinha internacional aberta as influências do terroir da montanha, proporciona uma experiência onde o melhor da gastronomia aliada à arte de bem receber constrói uma experiência única.

Um ambiente de romantismo, requinte e aconchego, ideal para comemorações, jantares em família, casamentos e eventos.

  Rua Cantídio Pereira de Castro, 100.

 

Restaurante com uma mistura da culinária típica alemã com uma choperia tradicional. Há os que vão à choperia durante a manhã para a leitura do jornal, à tarde para um happy hour e durante a noite para momentos de descontração. O Baden é um bar plural, cenário de encontros, comemorações e reflexão. Um local que se orgulha de abrigar e entreter os mais variados perfis de clientes.

Horário de Funcionamento: Segunda à Quinta das 11h às 23h. Sexta à Domingo e Feriados das 11h às 02h

 Rua Djalma Forjaz, 93, loja 10 - Vila Capivari 

 

Cerveja Baden Baden - por Cláudia 
Bar da Baden Baden na Vila do Capivari - por Ana Júlia 

 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Voltagem: 110w

 

Espero muito ter contribuído com informações úteis neste post para você, faço isso com amor e se puder compartilhe comigo sua viagem, será um prazer!