Poço Azul

Poço Azul

  SOBRE O LUGAR

A Chapada das Mesas é composta por vários municípios, Carolina, Riachão, Estreito, Imperatriz entre outros, o nome é devido as formações rochosas de arenito com  formatos de mesas de pedra na região, a parte turística está concentrada na região de Carolina e Riachão.

O lugar possui espetáculos naturais, mas quem chama atenção são as cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, com temperaturas em torno de  22° C refrescantes para uma região que tem uma média de temperatura entre 35-40°C, que podem judiar em uma caminhada!

 

Chapada das mesas - por Ana Júlia

A região possui 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas, árvores retorcidas e paredões de arenito multicores moldados pela exposição ao vento e chuvas, um verdadeiro paraíso ecológico. O melhor, você encontrará estas piscinas naturais em meio aos imensos paredões rochosos, tornando o encanto das Chapadas das mesas.

Fauna da Chapada - por Ana Júlia

 

  QUANDO IR

As chuvas ocorrem de dezembro a abril podendo ser estendido até maio e os passeios podem sofrer alterações nos horários e eventualmente as características dos atrativos poderão estar alteradas devido às condições climáticas (o Poço Azul pode estar com a cor da água mais turva).

Qualquer época é boa para se conhecer a região, mas dê preferência a épocas sem chuva, assim você encontrará uma água cristalina como esta da foto!

Água Cristalina - por Beto 

 

 COMO CHEGAR

- AERO

Você pode pegar um voo pela LATAM até Imperatriz porta de entrada na região para quem vem de São Paulo, existem voos diretos saindo de São Paulo, São Luís e Brasília, a cidade fica à 220km de Carolina, aproximadamente 3 horas de viagem, que é coração da Chapadas das Mesas. Outras formas de chegar à Carolina:

- Para quem faz o passeio combinado com o Jalapão, Palmas é a porta de entrada, após o passeio no Jalapão você poderá fretar um carro até Carolina ou ir de ônibus.

- Existem voos até Araguaína -TO pela empresa  Passaredo de lá são 80km até Carolina ou é possível alugar carro ou pegar um ônibus até a cidade de Carolina.

- Ônibus: Imperatriz/Carolina ( A maior dificuldade é conciliar os horários de voos x bus porque a cidade não oferece muitas opções e horários de voos)

- Alugar um carro: no aeroporto existem empresas de locação de automóveis e de lá você poderá seguir viagem (priorize um carro 4x4 se pretende fazer passeios por conta própria, mas há opções de agências na cidade para este tipo de passeio)

Estrada para chegar à Carolina - por Ana Júlia 

 

DISTÂNCIA ENTRE AS CIDADES - POR TRECHO

Araguaína / Carolina 95km

Balsas / Carolina 165 km

Belém / Carolina 816 km

Brasília / Carolina 1166 km

Fortaleza / Carolina 1280 km

Imperatriz / Carolina 220 km

Marabá / Carolina 354 km

Palmas / Carolina 488 km

São Luís / Carolina 847 km

Teresina / Carolina 694 km

 

➜ O QUE LEVAR

  • Toalhas de Banho (somente para os passeios)
  • Tênis, bota de caminhada ou Sandália adequados para os passeios (todos têm caminhada por dentro d´agua)
  •  Protetor solar e chapéu
  •  Medicamentos de uso pessoal
  •  Óculos ou Máscara de Mergulho - Para o Encanto Azul – opcional
  •  Calça para trekking no cerrado;
  •  Camiseta de manga comprida (para proteção solar)
  •  Repelentes / Sunga / Biquíni / Óculos Escuros / Máquina fotográfica;
  •  Máscara de Mergulho e snorkel.

 

 ONDE FICAR 

Tenha em mente uma hospedagem simples,  a cidade de Carolina é pequena, o turismo tem melhorado e não existe muitas opções.

 

  • Pousada Candeeiros 

Nós optamos baseados nas avaliações do booking a melhor opção e foi a Pousada Candeeiros, bem avaliada, estilo retrô, com antiguidades na decoração tipo casa de vó, outras opções porém localizadas fora da Cidade são o complexo pedra caída com chalés, piscinas e esportes de aventura e também a pousada lajes que parece uma chácara bem estruturada com piscina, ar condicionado para quem está em busca de tranquilidade.

 Praça Getúlio Vargas 1167

RESERVE AQUI.

 

 

Quarto simples e charmoso da pousada Candeeiros - por Ana Júlia 

 

Pousada Candeeiros - por Ana Júlia 

 

Café da manhã típico do Maranhão na Pousada Candeeiros - por Ana Júlia

A escolha de um hotel centralizado na cidade, me permite conhecer além do ecoturismo da região mas também as características de quem mora na região, assistir o por do sol no rio Tocantins e passear pela praça.

 

 

 O QUE FAZER

 

O complexo Ecológico de Pedra Caída fica no Sul do estado do maranhão e faz parte dos pontos turísticos imperdíveis da região, um ecoresort foi construído na região visando atender o turista que busca cachoeiras, ecoturismo e hospedagem. O lugar é famoso pelo Santuário Ecológico uma queda de 46 metros de altura dentro de um grande cânion, difícil enfatizar a beleza desse lugar! Fiz um post exclusivo com todos os detalhes do lugar para você aproveitar o máximo possível deste paraíso.

  Rod. BR-010, S/N - Zona Rural

Área do Complexo Pedra Caída - por Ana Júlia 
Caminho até as cachoeiras - por Ana Júlia 

 

  •  ENCANTO AZUL

A beleza do lugar fica por conta de uma nascente de águas cristalinas que brotam de paredões rochosos da região formando uma piscina cristalina com tons azuis, com temperatura em torno de 22 graus refrescante para uma região que fica em torno de 35 graus. Os detalhes de como como chegar ao local estão no post sobre o Encanto Azul.

  Rua Cidade de Riachao, Carolina, Maranhão  - achamos o localização pelo aplicativo Waze

 

Água cristalina do Encanto Azul - por Ana Júlia 
Água fria e cristalina - por Caio Castro 
  •  COMPLEXO POÇO AZUL

O local segue a proposta do complexo de Pedra caída com uma estrutura menor porém com um custo x benefício melhor, formado por 5 cachoeiras, lagoa azul, restaurante e área de lazer e descanso. A cereja do bolo fica por conta da cachoeira de Santa Bárbara e a lagoa azul. Mais detalhes no post do Complexo Poço Azul.

   Rodovia MA-334, KM 28, S/N - Zona Rural, Riachão - MA

 

Poço Azul - por Ana Júlia 
Poço azul (estrutura) - por Ana Júlia 

 

  • CIDADE DE CAROLINA

A cidade que já foi motivo de disputa entre os estados do Goiás e Maranhão, mantém sua história na arquitetura dos casarões da época de dom Pedro na praça principal, o lugar parece que parou no tempo, perca-se nas ruas da cidade enquanto caminha no sentido do rio Tocantins para apreciar o por do sol no restaurante chega mais. Acredite, um ponto alto da sua viagem será apreciar esse fim de tarde.

 

Centro da cidade de Carolina, MA - por Ana Júlia

 

  •  PORTAL DA CHAPADA

O portal é um view point da chapada das mesas, com subida íngreme de nível médio, uma parte de areia fofa, é disputado ao pôr do sol quando a luz bate na fenda que existe na rocha e a ilumina deixando as fotos mais bonitas ainda, dependendo da época do ano você conseguirá assistir o por do sol ou o nascer do sol.

 

Final de tarde no Portal das Chapads - por loucosporviagem

 

  •  PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

No parque você encontrará as cachoeiras de S. Romão e do Prata, o percurso é feito com veículo 4x4 com duração aproximadamente de 3 horas. A cachoeira de S. Romão está localizada no rio Farinha, um afluente do rio Tocantins, são 25 metros de queda d’agua, é possível acessar bem próximo da cachoeira e realizar uma massagem com seus jatos de agua nas costas. A cachoeira da Prata é um conjunto de 3 quedas d’aguas na mesma área, sendo a maior em volume de agua, ao fim de tarde recebem revoadas de andorinhas que deixam o lugar encantador.]

 

 RESTAURANTES E BARES

 

  •  CHEGA MAIS

O bar/restaurante fica na beira do rio, com vista para o por do sol, uma boa pedida para quem gosta de apreciar o fim de tarde, possui um deck com mesas de madeira e luzes penduradas deixando um clima rustico no local, minha sugestão é a mandioca frita de entrada com uma moqueca de pescada amarela, a mais pedida do local.

Pôr do Sol em Carolina,MA - por Ana JúliA
Restaurante Chega Mais - por Ana Júlia 

  INFORMAÇÕES ÚTEIS 

  • A voltagem local é 220V
  • A cidade base costuma ser Carolina
  • Na cidade de Carolina há sinal para telefonia Celular Oi, Vivo, Claro e Tim.
  • Turismo de Aventura muitas vezes envolve atividades de risco.
  • Em Carolina a temperatura varia de 20º a 38ºC
  • A cidade dispõe dos Bancos: Bradesco, banco do Brasil e Banco da Amazônia
  • Gringos - não há guias bilíngues na Chapada das Mesas.

 

Espero muito ter contribuído com informações úteis neste post para você, faço isso com amor e se puder compartilhe comigo sua viagem, será um prazer!