COMO COMPRAR PASSAGENS AÉREAS MAIS BARATAS

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PASSAGENS AÉREAS ESTÁ AQUI NESTE POST! 

 

Como comprar passagens aéreas e aproveitar as melhores promoções e fazer um bom negócio?

Todos os dias recebo perguntas relacionadas à compras de passagens ou se tenho alguma dica para encontrar um voo mais barato, pensando nisso decidi escrever esse post, para facilitar a sua vida e te ensinar a tomar a decisão certa na hora da compra da passagem!

Considero o  primeiro passo de toda viagem, a compra de uma passagem aérea.

Para qualquer lugar do mundo que você vá existem centenas de  opções de hotéis disponíveis com vários perfis e para todos os bolsos, porém conseguir uma passagem aérea em conta nem sempre é fácil assim, isto porque o destino escolhido pode não ter muitas opções de companhias aéreas disponíveis e com poucas opções nem sempre é possível encontrar aquele preço camarada, por isso vou te dar dicas válidas para você aplicar em sua próxima compra de passagem aérea.

Primeiro, é necessário que você entenda como funciona o mundo das passagens aéreas!

 

1. Preços das passagens aéreas

O preço estipulado pelas companhias aéreas é baseado na gestão de ofertas, ou seja não possuem preço fixo!

Gestão da oferta: Calcula a melhor política de preços, otimizando os lucros gerados pela venda de passagens aéreas, baseada em modelos matemáticos de simulação e previsões de tendências de procura por passagens no mercado. É o processo de conhecer, compreender, antecipar e reagir às tendências da procura, para maximizar a ocupação ou utilização de um bem ou serviço vendável e finito, maximizando assim também a receita.

Hotéis e empresas de aluguéis de carros também utilizam essa política.

 

2. Variações de valores

O mesmo voo pode conter diversos valores de passagens aéreas, isto porque os valores costumam oscilar a medida que as vagas daquele voo vão sendo ocupadas, o que faz o valor subir, logo quem compra na hora certa, costuma se dar bem, pois consegue um valor menor.

Às vezes as cias aéreas divulgam promoções de algumas passagens com duração horas e até minutos, com quantidade limitada de passagens promocionais de um determinado voo e quando estas esgotam, a promoção é finalizada.

Os valores são disponíveis por grupos, exemplo: grupo 1 (valores 50,00 - 20 vagas) esgotando passa a vender para o grupo 2 (valores 100,00 - 20 vagas) esgotando-se grupo 3 (valores 200,00 - 20 vagas), a medida que se esgotam as passagens o valor sobe, lembro que em Calama, no Chile tivemos que comprar um voo de última hora por um imprevisto, só restavam 4 poltronas e  a passagem que custava 200,00 foi pra 1500 por pessoa, queria chorar! Por isso que às vezes ao clicar em uma promoção os valores mudaram.

A companhia aérea divide o avião em vários grupos e as passagens de cada grupo terão preços diferentes. Além disso cada companhia aérea possui suas classes de tarifas, o que muda são as regalias, como possibilidades de mudar a data sem custos, pontuar mais, cancelamento sem custos, marcar poltrona antes, quanto mais benefícios, mais cara a tarifa, por isso as vezes em um mesmo voo você encontra valores diferentes. Possuem preços diferentes para o mesmo serviço de bordo.

Voos mais procurados = passagens mais caras

voos menos procurados = passagens mais baratas.

Por isso, um melhor horário pode ser mais caro, pesquise por outros horários, pense todos querem viajar na sexta a noite e voltar no domingo à noite, certo? O que isso significa? Tarifas mais caras! É isso que permite às empresas mudarem os valores das passagens sem falir.

O Fator determinante dos preços é à procura!!!
 

3. Flexibilidade

As pessoas que possuem datas flexíveis sem sombra de dúvidas se dão melhor nos descontos e valores promocionais, pois os preços variam muito de um dia para o outro, é só pensar na seguinte questão, a maioria das pessoas querem aproveitar o final de semana de folga para viajar, isso significa que aos finais de semana os voos inflacionam.

Vale muito a pena realizar simulações com outras datas próximas ao período que você pretende ir, voos na terça, quarta e quinta costumam ter preços mais baixos.

Ter datas definidas pode limitar muito os valores e as possibilidades de aproveitar alguma promoção e esse é um dos motivos que você deve começar o planejamento da viagem pelas passagens e não hospedagem.

 

4.  Alta x Baixa temporada

Eu sei, eu sei, muitas pessoas só conseguem viajar no período de férias escolares dos seus filhos, considerado alta temporada no Brasil, os meses de julho, dezembro e janeiro possuem sim passagens mais caras, assim como feriados nacionais principalmente se estes casam com finais de semana, mas já adianto se há como evitar essas datas não tenha dúvidas de que poderá baixar até na metade o valor da sua viagem (regra válida para hotéis e custos)

Mas considerando que você não tem essa flexibilidade, evite as datas próximas ao natal e reveillon, programe sua viagem após estas datas, garanto a você que já conseguirá valores melhores, a segunda quinzena de dezembro (próximo ao natal) e a primeira quinzena de janeiro (próximo ao reveillon) são inflacionadíssimas são os meses que todos estão de férias e querendo viajar, à procura sobe e o preço também!

Alta temporada (Brasil): Julho, Dezembro (segunda quinzena), Janeiro (primeira quinzena), Fevereiro (primeira quinzena), feriados nacionais (Carnaval, Semana Santa e outros)
 

5. Tenha uma data ou destino em mente

Se você já está com planos de viajar em um determinado período ou não sabe ainda para onde ir, fique de olho nas promoções e datas disponíveis, dessa forma fará melhor proveito delas, eu já comprei passagem para Miami assim, surgiu uma promoção no período planejado e aproveitamos a oportunidade.

Algumas promoções não duram muito tempo, sabendo onde ir e quando ir facilita conseguir uma boa passagem, esteja sempre preparado pois as promoções surgem do nada e esgotam rapidamente, às vezes não dá muito para ficar pensando na oportunidade, você precisa agir.

Quando você tem um destino em mente, pense nas possibilidades até chegar ao destino! Às vezes, seus planos estão em conhecer Orlando e sua porta de entrada pode ser Miami, por está próximo do lugar! Entende?

Então quando definir seu destino, avalie as possibilidades de aeroportos próximos à ele e se ir à outro destino pode ajudar.

No post “como planejar uma viagem” eu ensino como criar uma lista de destinos favoritos, eu sempre sei onde quero ir e conhecer com antecedência e fico de olho na oportunidade.

Destino definido, ajuda você a definir sua porta de entrada.

Você pode querer conhecer a Paris, na Europa e utilizar Madrid como porta de entrada aproveitando uma promoção de passagens aéreas, mas só faça isso se for para incluir mais uma cidade em seu roteiro.

 

6. Promoções

Entenda a lógica das promoções!

Se você tem um produto disputado, ele sobe o preço! Voos menos procurados, precisam ser vendidos, então lançam mão de promoções para encher o avião. Não faz sentido lançar promoções em feriados, quando todos querem viajar! Dificilmente uma cia aérea faz promoção com 6 meses à 1 ano de antecedência.

Programando minhas viagens eu sempre faço simulações com saídas nas quintas, as vezes consigo uma diferença de até 80% nos valores das tarifas, deixar de viajar um dia de noite para um horário na madrugada pode significar descontos! Deixe seus feriados e finais de semana para voos mais curtos e baratos e os destinos mais concorridos como o nordeste para férias quando você tiver mais flexibilidade.

Lembre-se às promoções não são eternas, duram até acabar o estoque, se for uma boa promoção podem durar horas e até minutos! Se você recebe uma oferta de queima de estoque um bom valor, qual a possibilidade de encontrar esse estoque no dia seguinte? AS passagens de promoções possuem quantidade limitada, quem chegar primeiro ganha! Voos de ida e volta geralmente possuem um valor mais barato, existem promoções restritas à ida e volta.

Não espere passagens super baratas para trechos longos ou para cidades que oferecem poucos voos ou possuem poucas companhias aéreas, é a lei da oferta e da procura meu povo! Se tem poucos voos certamente, há poucas promoções! Por isso o meu sofrimento em encontrar bons voos para Imperatriz-MA, por lá só existem LATAM e Azul.

Casos especiais: Carnaval em Salvador, Reveillon no RJ, São João em Campina Grande, Natal em Gramado, são datas festivas e tradicionais no Brasil, não espere por promoções, são voos disputadíssimos! Mas lembre-se da flexibilidade, isso pode te ajudar! Pense que você é o dono da empresa aérea, por que você fará promoção em uma época que todos querem ir?

As promoções são para evitar prejuízos ou aumentar lucros, jamais sem objetivos.

O ideal é que você acompanhe promoções diariamente, no post “Como planejar uma viagem”  eu ensino os sites e dou dicas de planejamento de viagens, se você já sabe para qual destino ir é só acompanhar as promoções para aquele lugar e aproveitar a melhor oportunidade.

Sites que eu acompanho as promoções:

Você pode cadastrar os alertas de mensagens nos aplicativos destes sites para receber assim que surgir alguma promoção, são sites especializados em promoções de passagens e são super confiáveis.

Eu já vi promoções com 1 ano de antecedência e também para voar na semana seguinte, não são prazos fixos, entende? Mas na maioria das vezes se você pesquisar com períodos de 60 à 90 dias em voos nacionais aumentam as chances de pagar mais barato ou encontrar alguma promoção legal.

Alertas de promoções

Cadastre o alerta de promoções nos aplicativos que indiquei e aproveite as oportunidades! Surgiu um alerta para o destino que você planeja ir? Não perca tempo, já perdi oportunidades por ficar pensando demais e quando tentei comprar já haviam esgotado!
 

7. Pesquisando passagens

Quais companhias voam para o destino escolhido?

Descubra com metabuscadores: skyscanner (pesquisar diariamente, pois muitas cias não possuem voos diários, estes buscadores podem exibir tarifas que não estão disponíveis pois utilizam dados em cache)

Cias aéreas definidas, o próximo passo é acompanhar os preços e promoções.

Aprenda sobre passagens e a hora certa para comprar, a intenção deste post é te ensinar isso!   

Promoções: pesquise várias datas, alguns voos saem promoções e esgotam rápido, mas não deixe de pesquisar no dia seguinte.

Conexões - evite comprar voos por empresas distintas com intervalo menor que 2h, deixe um prazo bem longo, eu costumo deixar até 1 dia, já tive uma péssima experiência com isso, o atraso de uma pode fazer você perder o próximo voo e ficar no prejuízo.

Terças-feiras da 00:00 às 6:00 pode sim ser um bom horário para pesquisar voos, isto porque é o dia e horário que as cias aéreas atualizam os valores dos seus voos, podendo surgir uma boa oferta para você! Mas veja, isso não impede de você aproveitar várias oportunidades aos finais de semana, muitas empresas lançam promoções na sexta-feira até a segunda, já aproveitei várias oportunidades assim! Eu sempre fico de olho! Não é uma regra, são suposições!

Antecedência (acima de 120 dias): podem surgir surpresas! A companhia pode deixar de operar voos no horário que você comprou, ou alocar você em outro horário, a empresa pode mudar o serviço de bordo, mudar o trecho, incluir conexões.

 

8. Quando comprar?

Comprar com antecedência é bom, você consegue se planejar, parcelar e conseguir um bom preço,  para passagens nacionais 60 a 90 dias antes da viagem são suficientes, considero um bom prazo para comprar a passagem, é o que eu costumo fazer e sempre estou de olho em promoções.

Deixar a passagem aérea para a última hora é um jogo de sorte ou azar e na maioria das vezes você tem chances de pagar mas caro por isso, não vale a pena arriscar!

Lembre-se isso não é uma regra, os valores não são fixos, se você encontrou um bom valor com 120 dias de antecedência ou 1 semana, compre!

Alguns voos podem ser encontrados com bons valores com 1 mês de antecedência, os valores podem sofrer alterações devido à quantidade de pessoas que estão em busca deles, se a procura está baixa os valores caem e se está alta os valores sobem.

Pude observar que os preços das passagens variam muito e comprar com MUITA antecedência pode ser tão ruim quanto comprar em cima da hora. A hora certa para comprar vai depender da época em que você planeja viajar, se é em período de baixa ou alta temporada e da sua flexibilidade.

RESUMINDO…

Passagens Nacionais:

Baixa temporada: de 25 a 40 dias

Alta temporada: de 60 a 90 dias

Passagens internacionais:

Baixa temporada: 30 a 60 dias

Alta temporada: de 60 a 120 dias

 

9. Documentação válida

Você já parou para conferir a validade dos seus documentos? Ontem mesmo fui à polícia federal renovar meu passaporte, você sabia que é preciso renovar antes do vencimento? A burocracia para renovar aumenta quando você deixa vencer!

Alguns países só aceitam passaporte com validade de 6 meses, imagina descobrir isso na hora do voo? Nas férias de fevereiro/2018 alguns amigos tiveram que comprar voos na hora do embarque para a Colômbia (países da América do Sul não necessitam de passaporte, você pode viajar com RG), porque não tinham passaporte ou estavam vencidos e seus voos  fariam conexões no Panamá (america central exige passaporte), imagina o tamanho do prejuízo?

Conferiu antes da viagem se é exigido a vacina da febre amarela? Imagina embarcar para a Tailândia, do outro lado do mundo e ser barrado na entrada do país por causa de um cartão de vacinação internacional?

Conselho, mesmo que não tenha uma viagem programada para alguns destes destinos, nunca se sabe quando irá surgir uma promoção babadeira, deixe sua documentação pronta, tenha seu passaporte com validade de pelo menos 6 meses, vacinação e vistos prontos.

Não aconselho comprar passagens para o Canadá ou EUA sem um destes garantido, você pode não conseguir tirar e correr o risco de perder a viagem.

Deixe tudo pronto, a qualquer momento uma promoção pode surgir!

 

7 DICAS VÁLIDAS PARA COMPRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS

1. Baixe buscadores de viagens (skyscanner) e ative os alertas de promoções

2. Pesquise muito (compare preços)

3. Flexibilidade é igual à melhor preço

4. Comprar à passagem com antecedência de 30 à 90 dias, dias menos concorridos (terças, quartas, quintas e sábado) e horários 12:00 às 16h ou 18:00 à 00:00 são menos concorridos, baixa temporada.

5, Comparar valores de buscadores com sites das companhias aéreas.

6. Buscar voos “todos os aeroportos” para um determinado destino (faça comparativo entre o translado até o destino final e valores)

7. Conexões - são mais baratos e Stopover é uma forma de aproveitar um destino a mais pelo mesmo valor (explico melhor neste post).
 

Planejando viajar?

Então, organize a próxima de sua passagem aérea!

Contenha sua ansiedade, aproveite as oportunidades, fique de olho nos descontos!

Não compre com tanta antecedência, considere o prazo de antecedência que sugeri no post e não deixe para a última hora e boa viagem!!!!

Esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos!

Você pode acompanhar sobre viagens no meu instagram @anajuliasc