COMO MONTAR UM  ROTEIRO DE VIAGEM?

Você se sente perdido para planejar uma viagem? Tem medo de reservar hotel ou comprar uma passagem pela internet? Tem vontade de planejar sua próxima viagem e não sabe por onde começar? Eu vou te ajudar!

COMO PLANEJO MINHAS VIAGENS ?

 

Você se sente perdido para planejar uma viagem? Não se sente seguro em tomar decisões sozinho? Tem medo de reservar hotel ou comprar uma passagem pela internet? Tem vontade de planejar sua próxima viagem e não sabe por onde começar? Calma! Eu vou te ajudar a planejar e te ensinar a montar um roteiro de viagem.

Comecei a planejar viagens internacionais sozinha em 2015, quando decidi passar minha lua de mel na Tailândia em 2015, solicitei um orçamento em duas agências de viagens e quase caí pra trás, o resultado foi o valor duplicado, por um momento cheguei a pensar que seria impossível conhecer a Ásia sem uma agência de viagem,  porém fui persistente e a partir daí eu resolvi fazer isso sozinha o meu roteiro de viagem e de lá para cá eu perdi o medo, percebi que era totalmente possíivel e sempre planejo minhas viagens e de amigos e considero o planejamento uma das melhores etapas de uma viagem! Definitivamente, descobri um amor: planejar viagens! 

Viajar é maravilhoso e todos amam, mas organizar um viagem pode levar um pouco do seu tempo e depende da sua dedicação, eu particularmente gosto de ler tudo que posso sobre o lugar antes de chegar no destino, faço pesquisa no google maps, vejo o que posso encontrar, avalio localização de restaurantes, pontos turísticos e hotéis.

Não tem segredo, não tenha medo, você poderá seguir o passo a passo o que vou te ensinar para planejar sozinho a sua próxima viagem!  Acredite!

Como posso fazer isso? É difícil? Nunca fiz isso antes, é possível? Simmmm, é super possível e não tem mistério! Não se preocupe, esse post vai te ajudar muito!

Muitos amigos me relataram que ao planejar uma viagem sozinho acabaram perdendo dinheiro, por mudanças de voos ou de hotéis de última hora, o planejamento correto vai te ajudar a economizar, mas já adianto as mudanças no meio do caminho podem sim aumentar seus gastos e você sair no prejuízo, então evite isso e tome as precauções corretas para isso não ocorrer.

Por isso, antes de viajar pesquise MUITO! Não saia fechando tudo de uma vez só! Calma, vou tentar te ajudar para esse planejamento virar sim uma economia, ok?

Não sou contra agência de viagens, pelo contrário, muitas viagens eu avalio a possibilidade de viajar por elas, viajamos para a Praia do Forte para  o casamento de um amigo de infância a qual compensou muito mais ir através da agência que havia fechado um pacote para convidados, do que por conta própria! Eu já fui para Gramados com um grupo de amigos por um pacote do Groupon, lembra desse site? Existem casos e casos e você deve avaliar todas as possibilidades antes de fechar uma viagem!

As agências te proporcionam a comodidade ao viajar, muitos preferem pagar até 20% a mais no valor total de uma viagem, pela garantia e comodismo de um suporte de um profissional especializado na área e eu acho super justo isso!

Como pra mim o prazer de planejar se iguala à viajar, eu acabo pesquisando, namorando e fechando as passagens, hotéis, traslados, passeios  por conta própria.

 

Programando sua viagem:

PASSO A PASSO PARA MONTAR SEU ROTEIRO DE VIAGEM.

 

1.Defina o destino

Todos os anos eu faço uma lista com meus destinos desejados para o ano seguinte em uma página da minha agenda, em  2018 eu coloquei os destinos que penso em ir em 2019, veja bem eu defino o destino com quase 1 ano de antecedência para que eu possa analisar o custo de uma viagem para aquele determinado lugar.

 

Para se ter uma idéia, decidimos ir na COPA de 2022 e estamos em 2018 e iniciamos o planejamento agora! Porque com tanta antecedência? Estamos planejando passar 1 mês, isso gera um custo enorme e sem planejamento e investimento seria impossível concretizar.

Se você ainda não sabe qual destino sonha em conhecer, comece anotando suas preferências de viagens do tipo: Calor x Frio , praia x campo e com isso você conseguirá excluir ou adicionar possíveis destinos que se encaixam no seu perfil de viagem.

 

 

2. Duração da viagem

Após definir o destino, comece a pesquisar sobre o lugar e quantos dias são suficientes para conhecê-lo e anote ao lado do destino, por exemplo não compensa ir para a Ásia passar 7 dias, é distante, cansativo e você vai aproveitar bem pouco, porém 7 dias podem ser suficientes para uma praia no Brasil ou Colômbia, entende?

Baseado na quantidade de dias ideais para o seu destino dos sonhos, você pode planejar as suas férias. Lembre-se: a quantidade de dias influencia diretamente no custo de uma viagem (hotéis, alimentação e passeios).

Não feche passagens pela empolgação da promoção sem saber quantos dias são suficientes para conhecer o destino, pois após a compra você tem 24h para modificar os voos sem custo e acima disso terá que pagar uma taxa (prejuízo certo!).

Se você quer realmente aproveitar uma promoção de passagens e economizar, tenha em mente para onde você quer ir e quantos dias você deve ficar no destino, assim você não terá problema com remarcações de voo e muito menos prejuízo!

Definido a duração de suas férias é hora de conferir se aquele destino que você sonha em conhecer é compatível com a quantidade de dias que você tem disponível e então ficar de olho nas passagens e promoções!

 

3. Quando ir?

Destino e duração definidos, é hora de pesquisar em qual época você quer conhecer o lugar, exemplo: o Chile tem suas estações do ano bem definidas se o seu sonho é ir ao Chile para ir conhecer a neve, não adianta querer economizar na passagem e no hotel no verão, certo? Você não vai conhecer a neve no verão!

Alguns destinos na Ásia podem sofrer influências das monções e você poderá pegar muita chuva atrapalhando seus passeios!

Então minha sugestão é: defina a melhor época e quando não ir e anote! Existem promoções que saem para datas não tão atrativas e muitas pessoas acabam comprando achando que estão se dando super bem, tendo em mente a data que você deseja conhecer e a época a qual não ir você não passará por perrengues.

Mas a regra é válida apenas para quem faz questão de ir em épocas específicas, existem viajantes que preferem baixas temporadas para economizar, os hotéis chega a diminuir pela metade do valor as diárias em baixa temporada,os passeios caem os preços, você tem chance de pegar os lugares mais vazios, não deixa de ser uma forma de economizar para muitos viajantes e isso permite com que eles conheçam o destino tão sonhado! Entenda, você é quem define qual é a sua prioridade. Períodos que antecedem à alta temporada também são boas escolhas.

 

4. Documentos

Alguns destinos exigem documentação específica outros não. Países da América do Sul possuem um acordo a qual você pode viajar sem passaporte, portando apenas sua identidade.

O passaporte é a sua “identidade” fora do País então se está planejando uma viagem internacional não deixe de providenciar o seu, você pode solicitar no site da polícia federal mediante pagamento de uma taxa, é simples.

Além do passaporte alguns exigem o VISTO DE PERMANÊNCIA, países como a EUA fazem até entrevista e avaliam documentação para autorizarem, outros você retira na chegada ao país.

Antes de comprar sua passagem, verifique se o destino que você escolheu exige alguma destas documentações, já tive amigo que programou uma viagem e deixou de ir por falta de documentação!

Eu costumo organizar essa documentação em uma pastinha e deixo guardada para viagem, nunca se sabe quando poderão surgir as oportunidades, correto?

 

5. Como Chegar?

Agora sim é a hora de ficar de olho nas passagens aéreas!

 

Pesquise valores.

Primeiro, faça uma pesquisa de valores para a época e quantidades de dias que você deseja ir e anote (faça isso mais de uma vez), a partir disso você terá uma noção de média de valores de passagens aéreas para aquele destino.

Faça um comparativo de valores do destino de quanto ele custa normalmente e na época em que você quer ir.

Eu costumo usar o skyscanner para fazer essa simulação, fique atento se o valor que estão disponibilizando é do site oficial da empresa aérea ou de algum site de sua confiança, eu costumo avaliar os valores por esses sites ou aplicativos e comprar diretamente na empresa aérea.

Como saber se compensa comprar em milhas? Faço simulação pelo site do maxmilhas para avaliar a compra em milhas, o próprio site avisa à você se está compensando ou não! Minhas últimas viagens eu comprei em milhas aproveitando promoções.

Aproveite os aniversários das companhias aéreas para comprar passagens, todos os anos eles lançam boas promoções e acabam sendo uma ótimas oportunidades para compra de passagens.

 

Dicas valiosas:

Se você puder priorize viagens em dias da semana tipo terça, quarta ou quinta faça um comparativo de valores com os finais de semana e vai perceber a diferença de preços entre elas, para as pessoas que possuem flexibilidade é uma forma de economizar

Faça simulações de valores aos finais de semana é quando costumam sair às promoções.

Fique atento ao horário de chegada e saída do voo ao comprar uma passagem, você poderá ter que pagar uma diária a mais por isso ou ficará plantado horas e horas no aeroporto, o que torna a viagem exaustiva e massante!

No hotel, verifique a possibilidade de late checkout (sair após o horário do check out), existem hotéis que possuem esse serviço por uma pequena taxa e outros que disponibilizam sem custos.

Considere a possibilidade de conexões de 24h no meio do caminho (Stop over), o custo da passagem não costuma várias e você poderá conhecer um destino a mais de quebra. É uma estratégia que muitos usam em voos de longa distância, uma forma de quebrar muitas horas de voo e também de conhecer 2 lugares pelo preço de 1. 

 

Acompanhe as promoções

Fique de olho nas promoções! Como você já sabe o lugar, a duração e quando ir a chance de você aproveitar a melhor oportunidade de uma promoção é essa! Mas como saber se está compensando? Faça um comparativo com o valor que você pesquisou sem promoção e veja se está compensando.

Dicas de lugares que eu acompanho promoções: Melhores destinos

Faço as pesquisas, anoto tudo e vou compartilhar com vocês os sites que uso como guia! Lembrando que eu sempre pesquiso em TODAS e aproveito a melhor oportunidade!

  1. Skyscanner

  2. Kayak

  3. Maxmilhas

  4. Smiles, Multiplus e Livelo

  5. Site das empresas aéreas

 

6. Orçamento

Destino definido, duração e passagem comprada, chegou a hora de definir um orçamento para sua viagem! Você pode ir para a Tailândia se hospedar um hostel, buscar por passeios econômicos e gastar 5.000 em 15 dias e para o mesmo destino com um padrão diferente e gastar 3x mais que isso!

Você é quem define o padrão da sua viagem e o quanto está disposto a pagar! Como planejar isso??

Defina um gasto médio diário com sua alimentação, por exemplo 100 reais ao dia,  tenha em mente que viajar é uma nova experiência também gastronômica, há dias que você gastará mais e outros menos, tenha o controle disso durante a viagem.

Pelo amorzinho, não se prenda apenas à restaurantes renomados e premiados, se permita experimentar onde os locais comem, conhecer a culinária local, deixe as barreiras e os preconceitos de lado e aproveite!

Defina quanto quer gastar com hospedagem e o quanto você está disposto a pagar na diária, exemplo:100,00/dia (casal) - uma viagem de 10 dias você gastará 1.000.

Levar Dólar, moeda local ou real? Pesquise sobre a melhor cotação do destino antes de ir! Não é uma regra, mas em geral a dica vale para os países de América do sul: real  (dessa forma você só perderá na conversão 1 vez) - exceto deserto do atacama, dólar.  Outros continentes: Dólar

 

7. Hospedagem

Estipule o valor que você está disposto a pagar na diária e pesquise em cima disso, coloque filtros nos sites e aplicativos, avalie melhor custo x benefício, localização.

Se puder priorizar algo é a localização, pense que se você está bem situado você economiza em transporte, não adianta pagar algo mais em conta longe e gastar com transporte, assim você não está economizando nada e ainda estará perdendo tempo!

Existem diversos perfis de hospedagem econômicas que você pode encontrar do tipo Airbnb, Hostels, Albergues, Pousadas, é possível alugar um quarto de uma casa você sabia disso? Existe um aplicativo que chama Worldpackers onde você pode trocar um serviço (trabalho) por hospedagem, é bem interessante!

Eu particularmente, valorizo muito uma hospedagem, mas isso sou EU e cada viagem tem um perfil, viajar não significa ficar em hotel 5 estrelas ou luxuosos e tenha isso em mente! Tem lugares que vão valer a pena pagar um pouco mais porque você vai aproveitar do hotel porém outros você só vai dormir e nada mais, case sua hospedagem com o perfil da sua viagem e seja feliz! Se permita, são suas férias! A dica é válida para viagens de férias ou passeio e não mochilão ok? No mochilão a idéia é economizar na hospedagem, tem uma outra pegada!

Sites onde faço as pesquisas:

  1. Booking.com

  2. Airbnb

 

8. Transporte

Avalie qual é o melhor serviço de transporte para você, considere utilizar transporte público em alguns países é bem mais vantajoso utilizar o público que um privado, na maioria dos países que já conhecemos o UBER funcionou muito bem, não recordo de nenhum país até agora que tivemos dificuldade.

Eu gosto de viajar em grupos e isso nos ajuda a fechar traslados privados com um custo acessível, fechar em casal sai MUITO CARO, mas avalie a sua comodidade!

Eu fujo de excursões, vejo todas as possibilidades para não fazer nada em excursão, eu tenho dificuldade em acompanhar esse ritmo e então faço minhas prioridades, mas sem dúvidas é a forma mais econômica de visitar pontos turísticos!

Na Tailândia, alugamos motos e nos divertimos muito, foi uma aventura à parte! No Uruguai alugamos um carro e conhecemos 3 cidades, consideramos os valores de passagens de bus, a comodidade, o tempo e resolvemos alugar um carro, foi super tranquilo, já no Chile fechamos um serviço privado, fizemos passeios em vinícolas que envolviam degustações de bebidas alcoólicas e priorizamos o bom senso!

Não deixe de pesquisar antes se no país que você vai conhecer, exige a carteira de motorista internacional ou se aceita a do Brasil.

Site que eu reservo carro:

  • rents car

 

9. O que fazer?

Pesquise, pesquise, pesquise!

Existem milhares de blogs por aí, cheio de informações atualizadas sobre o local que você pretende ir! Peça referências de amigos que já foram para o destino e eles podem te dar dicas valiosas sobre a experiência deles.

Pesquise a média de valores de passeios que você pretende fazer, anote, avlie se existem alternativas mais econômicas para o mesmo passeio, separe no seu orçamento o dinheiro para o passeio, eu costumo sempre fechar tudo antes de chegar ao local e nunca tivemos problemas, mas na maioria das vezes é tranquilo fechar e chorar preço no local, eu gosto de buscar referências das empresas a qual faço os passeios antes de ir, isso me trás segurança e garantia de que não entrarei em uma furada, isso é muito importante pra mim, não entrada em furadas! Não gosto de perder tempo procurando agências durante a viagem, querendo ou nao deixando para decidir na hora você vai perder um tempo.

Nem todos os destinos nós optamos por guias, mas alguns de fato são fundamentais, na Tailândia e no Peru fizeram toda à diferença, são países rico em história e torna a viagem mais encantadora! Na colômbia não sentimos essa necessidade, então avalie antes de ir.

Eu sou o tipo de viajando que planejo tudo, coloco sempre um plano A,B e C,  no dia eu decido qual deles irei fazer, o plano C é sempre o descanso, considero sempre a possibilidade de não fazer nada se essa for a vontade do dia, respeito meu ritmo, a viagem é pra ser prazerosa e você não precisa fazer check in  em todos os pontos turísticos, na verdade alguns que já fui nem valeram a pena assim!

Site que  o que fazer:

O lema de uma viagem é aproveitar, fazer o que der na telha, ter possibilidades, mas se não fizer nenhuma delas, está tudo bem, isso não será motivo para estragar sua viagem! Defina seu perfil de viajante, avalie o que é prioridade para você, não existe uma regra para ser viajante e torne esse momento inesquecível!

Espero muito ter ajudado você a se planejar para a sua próxima viagem!

Compartilhem comigo também o que vocês utilizam para planejar uma viagem, com dicas e comentários no instagram! Vou AMAR!

 

Boa viagem!