Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

No ano passado decidimos priorizar viagens em lugares próximos por diversos motivos, o principal deles os CUSTOS!

Eu e Beto (marido) amamos viajar, mas precisávamos de um local para chamar de nosso (casa própria) e para não ficarmos sem viajar priorizamos colocar em nossos roteiros de viagem os países da América do Sul, um deles foi o Chile, eu  jurava que encontraria um local barato, mas o que me surpreendeu é que de barato ele não tem nada!

Vale la Luna 
Pôr do Sol no Deserto do Atacama

Decidimos passar o dia dos namorados com um grupo de amigos em Santiago e redondezas e de lá estendemos viagem para o Deserto do Atacama e que lugar é esse produção? O céu mais lindo que já vi!

O destino escolhido foi Santiago, mas por curiosidade resolvi ler um pouco mais sobre o país e descobri que existem VÁRIOS destinos incríveis além da capital chilena tão surpreendentes quanto!

O deserto do Atacama, é considerado o mais árido e seco do mundo, fica ao norte do país e há quem estenda a viagem até o Deserto do Sal (Salar de Tara) na Bolívia,  mas isso vai depender do tempo disponível que você tem! A cidade base se chama San Pedro do Atacama, porém não é tão simples chegar até ela, explico melhor jajá!

O lugar é de filme, isso mesmo de F-I-L-M-E, imagine você em um cenário assim com paisagens deslumbrantes e um céu à noite de encher os olhos!

 

  SOBRE O LUGAR

 

O lugar é considerado um dos destinos mais incríveis do planeta, marcado com paisagens lindas, um clima seco e que muda drasticamente em um mesmo dia (0 a 40°C), considerado o deserto  mais alto do mundo, por lá pouco chove, as nuvens úmidas descarregam antes mesmo de chegar até ele, possui aproximadamente 105.0000 km e a maior parte é formado por rochas, salinas e areia.

A cidade base para você conhecer esse paraíso é San Pedro do Atacama, uma vila que praticamente vive do turismo do deserto, por lá você encontra hospedagem, restaurantes, banco e empresas de turismo, a cidade possui 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude, fato bem importante a considerar! Saiba, San Pedro do Atacama não é um destino barato!

Fim de tarde no Deserto do Atacama

 

A altitude pode passar despercebida para um morador da cidade, porém para um brasileiro era sempre vem acompanhada de algum sintoma desconfortável até a adaptação, não se preocupe isso vai melhorar!

San Pedro é um ponto de encontro de muitos viajantes, por lá encontramos mochileiros, casais jovens e casais de idosos, existem programações para todos os perfis de viajantes, só não recomendo uma viagem com crianças pequenas, por ser um local sem estrutura básica necessária, o hospital mais próximo fica em Calama há 2 horas de lá.

Falando em Calama, é por lá que é a nossa porta de entrada para o Deserto!

     

 QUANDO IR

 

O deserto é considerado o mais árido do mundo,  sol o ano inteiro com chuvas raras, porém como fui no período do inverno os dias que antecederam minha ida tiveram nevasca, o que ocasionou o fechamento de alguns passeios por conta da neve acumulada (obs a última nevascas há 4 anos).

Lembre-se para a natureza não há regra! Independente da estação do ano considere levar roupas de frio e calor em sua mala.

Evite viajar no período da lua cheia se seu objetivo principal for admirar o céu do Atacama, considerado um dos mais lindos do mundo! A lua cheia dificulta a visibilidade do céu e os passeios são suspensos nesse período, então dê prioridade a lua nova.

Então qualquer época é válida e tenha em mente que de dia é quente e a noite esfria, ok ?


 

 COMO CHEGAR

 

Existem voo do Brasil que fazem conexão em Santiago para quem quer ir direto ao deserto pela LATAM, a cidade de San Pedro do Atacama não possui aeroporto então o voo será para Calama (100 km de San Pedro), a cidade mais próxima de lá. No nosso caso optamos por passar alguns dias em Santiago e de lá pegamos voo para Calama.

No aeroporto de Calama existem várias empresas que fazem o translado até o povoado, optamos por contratar na chegada mesmo e foi bem tranquilo, lá você já pode fechar o translado ida e volta.

O tempo de Calama até San Pedro costuma ser 1h 20min aproximadamente e o melhor de tudo é que passa muito rápido pois você vai curtindo uma paisagem incrível durante o trajeto.

 

São Paulo, Brasil.

➜ LATAM

A empresa possui voo saindo de São Paulo com conexão em Santiago para Calama. Você pode aproveitar uma pausa e conhecer Santiago ou seguir viagem direto ao deserto.

Santiago, Chile .

Iniciamos a viagem com uma pausa estratégica em Santiago, aproveitamos e conhecemos algumas vinícolas e o Vale Nevado, compramos as passagens separadas, de São Paulo para Santiago compramos em milhas e de Santiago para Calama compramos pela LATAM (priorizei comprar por uma empresa brasileira, porque achei que isso poderia me facilitar)

Existem empresas responsáveis por esse translado:

➜ LATAM -  duração do voo 2h e 10 minutos

➜ Sky Airline - duração do voo 2h e 10 minutos

Dica valiosa: comprar pelo site internacional da sky pode sair mais barato.

Relato pessoal: Na volta de Calama para Santiago, a LATAM tentamos realizar o nosso check-in e não conseguimos, pegamos o translado de San Pedro até o aeroporto de Calama e lá recebemos a notícia que o nosso voo havia sido cancelado e fomos remanejados para o próximo voo (após 4 horas do horário do nosso voo), acionei o seguro viagem a qual me informou que só poderíamos ser assegurados caso esse remanejamento fosse efetuado após 6h do voo,  o nosso voo internacional sairia a tarde de Santiago e teríamos que escolher em perder o voo internacional (mais caro) ou comprar uma passagem pela empresa Sky para o próximo voo, resolvemos comprar uma nova passagem e desembolsamos 3.000 por casal de última hora. O que eu aprendi com isso?

➜ Verifique as condições do seu seguro viagem sempre, quando fechei só percebi que eles  cobriam os cancelamentos e atrasos e não me atentei ao tempo de cada um.

➜ Não compre voos por empresas diferentes com intervalo menor que 24h, se houver atraso as empresas não assumem o próximo voo e você terá que desembolsar como eu! Depois disso eu sempre coloco um intervalo de 24h entre os destinos.

➜ A latam não se prontificou a pagar o voo, perdemos a passagem de volta, simples assim!

➜ Mesmo sendo um viajante experiente, você sempre tem o que aprender!

 

 ONDE FICAR

 

No deserto, existem hospedagens incríveis e surreais! Custei acreditar quando fui olhar as opções de hospedagens, existem hotéis de luxo por lá com diárias de 2.000 ou mais! Você pode ficar em hotéis fora de San Pedro e com paisagens incríveis ao redor ou se preferir pode se hospedar na cidade e aproveitar os restaurantes noturnos.

Minha escolha foi pegar um hotel bem localizado (sempre valorizo localização), com um bangalôs rústicos, romântico e confortável! Não sei vocês, mas quando escolho um destino o  hotel precisa casar com o estilo da viagem!

Como em todo lugar, tudo Depende de quanto você quer pagar. No Atacama existem todos os tipos de hospedagem e você pode optar por um hostel à um hotel luxuoso. Tenho uma amiga que foi sozinha, optou por um hostel e amou, bem pertinho do nosso  hotel!

Sugestões de hospedagem:

 

  • Hotel Poblado Kimal

Nossa escolha! Eu amei muito esse hotel, a proposta dele são 21 bangalôs ecológicos com terraços privativos e um deck, valorizam os produtos artesanais e a natureza deixando em sua estrutura cada árvore ao ser construído, utilizam energia solar para iluminar o hotel, fomos recebidos com chás da coca para aclimatização do lugar, fica ao lado da Caracoles rua principal e você consegue passear pela cidade a pé ou se preferir de bike. O hotel possui um centro de relaxamento anexado ao lado, com massagens, aulas de Yoga (foi lá que fiz a minha primeira aula de YOGA).

 Calle Domingo Atienza 452

RESERVE AQUI.

O quarto - Booking
O hotel possui bangalôs no estilo rústico - Booking
  • Hotel Noi Casa Atacama 

Adoro hotel boutique, este hotel é exatamente um! O lugar mescla um ambiente de estilo caseiro com designer sustentável sem perder o luxo de um hotel boutique. Os quartos são decorados com obras de artes nativas, com direito a terraços privativos, possui um restaurante com comidas típicas locais, porém hospedar neste hotel não sai por menos de 1.000 reais.

 Tocopilla E-8

RESERVE AQUI.

Quarto rústico e charmoso - booking
Área externa - Booking
Café da manha do hotel - booking

 

Ótima localização, bem próximo a rua principal (Caracoles) onde você poderá encontrar restaurantes e agências de turismo, é um hotel pequeno e bem aconchegante, a decoração segue bem o estilo da viagem.

Hospedagens no deserto do Atacama não são baratas!

 Gustavo Le Paige 150

RESERVE AQUI. 

Quarto com decoração rústica - booking
Área externa - booking

 

 O QUE FAZER?

 

O que tem que está bem claro ao ir ao deserto é que os passeios giram em torno de paisagens e geografia. São diversos passeios e aconselho priorizar um por dia pois os deslocamentos até os locais podem ser cansativos.

O povoado de San Pedro é minúsculo e você consegue conhecer em um dia, a noite não é badalada e como os passeios são diurnos à noite os viajantes optam por um restaurante.

O tour astronômico é imperdível, nunca vi céu mais encantador do que este! Não dá pra descrever a beleza! Apenas vá e me conte depois !

Na cidade você encontrará várias opções de empresas que fazem os passeios, pesquisei antes de sair do Brasil a empresa, minha escolha foi a Ayllu, o serviço deles comparado aos demais é mais caro, mas vale considerar que é impecável, pontuais, organizados, cumprem o prometido e tornam o passeio inesquecível com pequenos detalhes.

 

Amigos 

Priorize passeios com menores altitudes no início para que você possa ir se aclimatando devagar, San pedro fica a 2.450 metros de altitude, se você ja sentiu mal estar no início,  no primeiro dia de viagem deixe para você passear pelas ruas da cidade e ir se adaptando.

Segue a programação do nosso roteiro:

 

1 DIA - VALE LA LUNA

Paradas: Valle de la Muerte, Pedra do Coyote e alguns pontos de visita no Valle de la luna, Três Marias, Grande Funa, Anfiteatro, Mina de Sal desativada.

 

Deserto do Atacama

O melhor lugar para começar os passeios no Atacama, você vai se sentir “na lua” pela primeira vez na vida, dizem que lá é o lugar que mais se assemelha a isso! Se é, eu realmente não sei, mas a gente acredita porque deixa o programa mais mágico! (risos)

Vale da Lua 

Lembra do desenho do pernalonga em que o Coyote vai para uma pedra e observa de cima? É lá!!!!! Simmm é igualzinho, o pôr do sol é ao contrário, vc não fica olhando o sol se por mas sim observando o vulcão e a mudança da iluminação ao cair a noite nele!

Horário: 15:00 – 19:30 (inverno)

Pôr do Sol

 

➜ 2 DIA  - TERMAS DE PURITAMA

Paradas: 8 piscinas termais.

Horário: 09h00 – 13h00

Termas de Puritama

LAGUNAS CEJAR

Paradas: Laguna Cejar, Ojos del Salar e a Lagoa Tebinquiche.

Horário: 15h00 – 19h30 (inverno)

Laguna Cejar - Temperatura da água 16°C

Eu ameeeeeeeeeeeeeiiii, PARA, respira! O que eu não amei no deserto mesmo? Não lembro! Amei tudo! Esse passeio inclui os corajosos de plantão, que irão se aventurar em águas quentes (essa parte é ótima, difícil mesmo vai ser sair dela) e em águas frias (16ºC) cheia de sal que te faz flutuar, por lá você não afunda! Anota aí: Coloque na mala roupas de banho! No final, tem um local que você poder tomar um banho e retirar o sal, leve uma bolsinha com produtos de higiene pessoal.

Laguna Cejar - Temperatura da água 16°C

➜ 3 DIA - LAGUNAS ALTIPLANICAS + PIEDRAS ROJAS

Paradas: Visitamos o povoado de Socaire, as duas lagoas acima dos 4.000 metros de altitude Miscanti e Miñiques e Piedras Rojas (Salar de Talar), um lugar impressionante e encantador.

Horário: a partir das 6:00 às 15:00 hrs

Observação: Chegamos à reservar este passeio mas por conta da Nevasca ele foi interditado, aproveitamos para passear por San Pedro do Atacama.

Rua Caracoles (rua principal da cidade) 

➜ 4 DIA - GEYSER EL TATIO

Paradas: Campo Geotérmico, Piscina termal e o Povoado de Machuca.

Horário: a partir das 5h30 às 12h30

Não fizemos o passeio por motivos da Nevasca e trocamos pelo Tour do Vinho. 

 

NOTURNO: TOUR ASTRONÔMICO - 21h

O passeio mais INESQUECÍVEL DE TODOS, se prepare para o frio, por lá eles ascendem uma fogueira e você vai lembrar de mim, eu não queria sair do lado dela! Servem chocolate quente para aquecer e colocam o vinho próximo a fogueira, no final eu tremia igual vara verde, pegamos -6ºC, então, vá bem agasalhado! Juro, eu vi o anel de saturno! queria chorar de emoção ao ver o céu aquele dia!!!

A empresa que fizemos esse passeio chama “Uma noite com as estrelas” fica próxima a Caracoles, rua principal. Conselho, confere se na data que você programou sua viagem é lua cheia ou nova, na lua cheia não rola passeio, não dá pra ver nada! Se tiver a sorte como a gente vai ser inesquecível! Chegou na cidade? Reserve o passeio! Eles costumam esgotar bemmmmm rápido!

O céu mais lindo !!!
Tour Astronômico 

TOUR DO VINHO

No passeio você conhece uma vinícola no meio do deserto e faz degustação com harmonização de queijos e experimenta um dos melhores e mais raros tipos de vinha de altitude. Você conhece a plantação, produção e faz degustação finaliza o dia comum pôr do sol maravilhoso, com uma vista de arrancar suspiros!

Paradas: Povoado de Toconao, Vinícola Ayllu, Salar de Atacama e Laguna Chaxa.

Horários: das 14:30 às 19h (inverno) / das 16 às 20:30 (verão), aproximadamente.

Pôr do Sol no Atacama

Observação: Compartilhei com vocês o planejamento do meu roteiro, porém por conta da nevasca eu não consegui conhecer todos os lugares que foram planejados, a Ayllu me sugeriu substituir alguns e também aproveitamos para a curtir a vila com mais calma.

Não há necessidade de você fechar antecipadamente os passeios, eu sou a louca do roteiro e faço sempre isso, gosto de chegar com tudo organizado para não perder tempo e otimizar a viagem, na cidade você encontrará várias opções, se o seu caso é negociar preço, vá tranquilo!

 

O QUE LEVAR NOS PASSEIOS

➜ Mochila

➜ Água mineral

➜ Toalhas ( laguna cejar e termas de puritana)

➜ Kit higiene pessoal - sabonetes e hidratantes (corpo e boca)

➜ Óculos escuros, boné e chapéus

➜ Protetor Solar

➜ Vista-se em camadas (as temperaturas oscilam durante os passeios e horários, coloque roupas de inverno e verão)

➜ Tênis ou sapatos para trekking ou solado grosso.

➜ Farmacinha - remédios para dor de cabeça, náuseas e vômitos.

 

 RESTAURANTES E BARES

 

Se procura lugares badalados, esta não é o lugar! A rua principal oferta várias opções de restaurantes e dificilmente você encontrará uma balada, na cidade as baladas não são permitidas, nosso guia comentou que existia uma balada fora da cidade, conhecida como "festa clandestina", ficam distante de San Pedro do Atacama geralmente no meio do deserto e a maioria dos guias possuem informações sobre elas. Na cidade existem leis que exigem que os estabelecimentos fechem cedo, então, saia cedo.

As pessoas se recolhem muito cedo pois passam o dia em passeios, o forte do lugar é o DIA! Dica importante: se você pedir uma bebida no estbelecimento peça também uma comida para acompanhar.  Sugestões:

 

  • Babalu Heladeria

Pausa obrigatória durante o passeio a pé pela cidade! Por lá você encontrar. Tem sabores normais mas como você está em outro país se permita conhecer os sabores diferentes e locais é uma oportunidade de viver perigosamente e provar sabores exóticos como o da folha de coca, pisco sour ou quinua(risos). Horário de Funcionamento: 10:00 às 22:00 pm.

 Caracoles, 160

Foto Blog Apureguria

 

  • Blanco 

A decoração faz jus ao nome, a noite ganha um toque de iluminação, com perfil minimalista e uma música ambiente, estávamos em 5 amigos e então pedimos entradas e dividimos alguns pratos principais, fizemos um “menu degustação” particular, os pratos são servidos bem decorados e para acompanhar pedimos um vinho chileno.  Horário de funcionamento: abre todos os dias a partir das 18h (não deixe para ir muito tarde, tudo fecha muito cedo na cidade).

 Caracoles, 195

Blanco Restaurante 
  • La Casona

Almoçamos nesse lugar e adoramos! O local possui 2 ambientes distintos, nós ficamos no ambiente mais clássico e próximo a lareira, o lugar é para que não dispensa uma boa carne, mas não se preocupe existem outras opções no cardápio também! Faz parte das boas culinárias que San Pedro do Atacamo nos oferta, não deixe de ir! Arrisque na parrilhada e se prepare ela é enorme!

 Caracoles, 195

Restaurante La Casona 
Ambiente interno do restaurante 
  • Adobe Restaurant

A arquitetura do lugar realmente é de adobe, característica típica da região! No meio do restaurante você encontrará um fogueira, que a noite você vai entender o sentido dela! O restaurante é aberto e a noite as temperaturas caem, a fogueira faz toda a diferença! Por lá arriscamos em um vinho (simmmm, chile é igual vinhos, vinhos e mais vinhos) e a tradicional PIZZA  e estava ótima!

 Caracoles, 211

Adobe Restaurante 

 

Comemos muito bem no deserto do Atacama assim como também gastamos muito bem por lá, então prepare o bolso, mas garanto você não vai se arrepender!

 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

➜ Identificação: Rg ou passaporte são aceitáveis, não necessita de visto.

➜ Vacinação não é obrigatória

➜ Moeda: Pesos Chilenos (oficial) ou dólar. Nada de real por aqui, se possível leve tudo em espécie, alguns restaurantes aceitam o cartão de crédito, mas lembre-se você está no deserto.  A melhor conversão é de real para pesos chilenos, dá pra levar e trocar em Santiago. Dica valiosa: Calculando a conversão, pegue o peso chileno e divida por 200 ou divida por 2 e corta os dois zeros.

➜ Fuso Horário: 1 hora è menos do horário de Brasília

➜ Clima: Árido e seco, dificilmente chove ou neva. No nosso caso não nevava há 4 anos e a nevasca que teve acabou cancelando vários passeios (isso não é comum).

➜ Altitude - é um fato importante a  considerar e alguns sintomas podem surgir como dor de cabeça, mal estar, enjoos, cansaço e falta de ar.

➜ Caixas eletrônicos - existem na rua principal, prepare-se para filas  e você pode sacar em pesos chilenos. (lembre-se de desbloquear seu cartão para uso internacional, mesmo que não tenha intenção de usá-lo)

➜ Não é um destino barato.

➜ Não deixe de fazer um seguro viagem, minha sugestão: Seguros Promo - LINK AQUI

➜ Valores de Passeios variam de acordo com a empresa contratada.

➜ Na mala: Hidratante corporal  e labial, rinossoro, analgésicos  (remédio para dor), antieméticos ( náuseas e vômitos),

➜ Voltagem: 220V, entradas padrão C (duas entradas redondas).