Mercadão

Mercadão

Parada obrigatória para quem vem à São Paulo, o mercado está localizado no centro da cidade e atrai milhares de turistas diariamente, minha dica, vá ao mercado em dias de semana, aos finais de semana ele fica lotado!

         

  SOBRE O LUGAR

O mercado, levou 5 anos para ser construído e foi inaugurado em 25 de janeiro 1933, também aniversário da cidade de São Paulo, projetado pelo mesmo engenheiro do Teatro Municipal e Pinacoteca, com proposta de ser uma referência de atacado e varejo, porém, sua primeira função foi de armazém de pólvora e munições, somente com o fim da revolução constitucionalista assumiu suas funções de mercado, hoje você pode encontrar frutas, temperos, carnes, castanhas, restaurantes, adegas, entre outros.

Legenda

O mezanino, foi construído em 2004 após a restauração e recuperação da fachada e vitrais do prédio,  o local abriga alguns quiosques, bares e restaurantes e graças a reforma virou um ponto de encontro paulistano e  parada obrigatória do turista que vem à Sampa.

O Mercado Municipal de São Paulo recebe cerca de 50.000 pessoas semanalmente, sendo a grande maioria aos finais de semana, em que o lugar fica abarrotado.

 

 

 COMO CHEGAR

Você pode ir de carro e estacionar no mercado, mas já adianto enfrentará uma fila enorme para colocar na zona azul (estacionamento público e econômico) ou colocar o carro em estacionamento privado a qual a hora custa em torno de 25,00, o que eu particularmente não acho nada vantajoso para que vai para passear.

Outra opção é ir de uber, que considero uma boa escolha quando se está com um grupo de amigos, pode sair até mais barato que ir de metrô.

Para quem gosta de passear pela cidade com transporte público, o metrô é a melhor escolha! A estação São Bento é a mais próxima do local, fica à 0.5km e tem uma saída para a ladeira Porto Geral, descendo está ladeira você já cai na 25 de março, aproveita o trajeto e faz  umas compras, à esquerda segue até ao Armarinhos Fernandes na rua e dobra a direita, então você verá o mercado e é só seguir em frente, muito prático e rápido, ops não posso garantir o rápido pois depende do seu consumismo (risos).

Outras estações próximas: Estação da Luz (0,7km), Sé (0.9km), Dom PedroII (1.0km) e Anhangabau (1.2)

Para quem está na região central, recomendo utilizar o google maps no seu celular para avaliar o custo x benefício, talvez uma caminhada de 10-15min pela região central pode te levar a conhecer a parte histórica a caminho do mercado.

Dica importante: não dê bandeira, fique atento ao celular, evite bolsas opte por uma doleira para carregar seus bens.

 

 GASTRONOMIA

Por lá você encontrará opções da tradicional comida paulistana, entre lanches e pratos principais, você pode experimentar o tão famoso sanduíche de mortadela, o pastel de camarão rei (o meu preferido), um bolinho de bacalhau ou talvez arriscar a comer o prato tradicional de todas as segundas em qualquer padaria da cidade, o virado à paulista.

Espere encontrar muitas opções de frutas de qualidade, você vai passar entre os corredores e se surpreender com a variedade, os vendedores irão de oferecer para provar e você terá grande chances de comprar, a surpresa ficará ao final.

Lembro a primeira vez que o Beto foi ao mercadão, ele se apaixonou pela pitaya ficou tão empolgado que pediu para levar sem ao menos questionar o valor, afinal eram apenas frutas, a surpresa veio ao realizar o pagamento, 2 pitayas haviam saído pela bagatela de 120,00 reais (risos de desespero por ele), então, antes que o seu espírito turista fale mais alto, questione o valor. Quanto mais tarde o horário, menor valor você conseguirá nas frutas, o valor vai baixando.

 

 RESTAURANTES

 

  • Hocca Bar

Minha sugestão: sanduíche de mortadela, pastel de camarão rei, bolinho de bacalhau ou sanduíche de pernil

 

 

 

  • O brasileirinho

O restaurante é especializado em comida nordestina, o meu preferido do mercado.

 

  • Bar do mané

Se está a procura de uma comida raíz, aqui você encontrará o mais tradicional sanduíche de mortadela do mercadão.

 

  • Elidio Bar

Gosto desse bar/restaurante quando estou em grupo e cada um procura uma opção, o lugar é tipo um  3:1, tem a opção de pratos principais, aperitivos do hocca bar e chopp.

 

  • Terra Mar

É uma opção para quem gosta de frutos do mar.

 

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO E ENDEREÇO

 

Rua da Cantareira, 306 – Centro, São Paulo, SP – 01103-200

 

Atacado - Segunda à sáb, das 22:00 às 6:00 am

 

Varejo

Segunda à sáb, das 6 às 18:00 pm

Domingos e feriados, das 6 às 16:00 pm