O QUE FAZER EM SANTIAGO, CHILE.

Saiba tudo sobre Santiago: uma cidade romântica, moderna e simpática!

Gosto de casar viagens, destinos com datas especiais! No ano passado resolvemos comemorar o dia dos namorados com uma turma de casais amigos no Chile, alguns amigos programaram um bate e volta de sexta à segunda e outros seguiram viagem conosco até o Deserto do Atacama. Quando viajamos em turma conseguimos fechar passeios privativos e personalizados e foi exatamente o que fizemos!

A viagem foi incrível, divertida, sem perder o clima de romance da do dias dos namorados, vistamos vinícolas, restaurantes, nos perdemos nas ruas de Santiago sem pressa, andamos de metrô, conhecemos pontos turísticos, assistimos o pôr do sol do Sky Costanera, perdemos a troca da guarda, comemos a tão famosa Centolla (programa de turistca total, prejuizo certo) e fizemos aquela foto admirando o tamanho da danada! Porque não né? (risos)

 

  SOBRE O LUGAR

Santiago é uma capital moderna, simpática e bonita, por vezes chamada de Santiao do Chile, está localizada ao lado das Cordilheiras dos Andes e concentra o maior centro urbano do país.Sua principal porta de entrada é o Aeropoto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez 

Vista do Sky Costanera por Fabiana Barreto 

Foi fundada por espanhóis, já passou por ditaduras como nós brasileiros, mas superou os problemas políticos e hoje ocupa o posto de 3º capital latino-americana com melhor qualidade de vida. 

A cidade está rodeada de "morros ilhas", o Cerro de Santa Lúcia chega a possuir 800m de altitude considerado o ponto mais alto da cidade. O Território pode ser dividido em 3 níveis (regiões,províncias e comunas)

- Províncias - Região Metropolitana de Santiago 

- Províncias: Cordilheira, Maipo e Talagante. 

- Comunas: possui 36 cidades. 

O Chile se tornou um dos principais destinos da América Latina e Santiago e redondezas são os principais destinos turísticos do país, por possuir uma localização privilegiada, à 100km do litorial e de estâncias de Esqui os turistas aproveitam para conhecer à capital chilena e seus atrativos ao redor. Na Capital existem várias opções históricas e culturais, dentre eles museus, palácios, mirantes, shows, vida noturna baladada, centros de compras (shoppings), bons restaurantes.

Os chilenos são pessoas simpáticas e prestativas, nos receberam muito bem!

 

 COMO CHEGAR

 

São Paulo

O voo direto pela GOL saiu de São Paulo, com duração de 3h e 50 min (21:57 as 00:51am),  LATAM e Avianca também possuem voo direto, é a forma mais prática de chegar à capital chilena. Você pode sair da sua cidade e optar por uma conexão até São Paulo ou Rio de Janeiro. O aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benitez, fica a 15km do centro da cidade.

No aeroporto você pode fretar uma VAN, que foi a nossa escolha, porque havíamos ido com uma turma de amigos ou optar por táxi ou uber até o seu hotel. As empresas Cenro Puerto e TurBus fazem o translado de ônibus até o centro da cidade, mas não acho que seja a melhor opção pois talvez você precisará complementar do centro para seu hotel, lembre-se você de sua mala.

 

 QUANDO IR

 

Santiago pode ser visitada durante o ano inteiro, as quatro estações são bem definidas. A cidade é quente no verão e fria no inverno. São semelhantes as estações do Brasil e então fica mais fácil planejar. A época mais quente fica de outubro a abril e a estação mais fria de maio à setembro. O clima de Santiago corresponde ao clima temperado, com chuvas no inverno e estação seca prolongada, mais conhecido como clima mediterrânico continentalizado.

No chile há uma variedade climática grande devido ao tamanho do país, o clima esfria e chove mais a medida que viaja para o sul, no norte o calor é permanente o ano inteiro com noites mais frias, já no centro do país tem um clima mediterrâneo.

 Outono – abril, maio, junho.

O frio inicia nesta estação, as ruas ficam cheias de folhas secas no chão, as visitas as bodegas ficam uma decoração a parte, super charmosas. Ideal para quem busca frio, sem obrigatoriedade da neve, as temperaturas atingem à máxima de 23°C de dia chegando à 9°C no período noturno, algumas vezes a neve já pode aparecer no final da estação. No mês de maio surgem as chuvas e o período de sol ficam em torno de 4 horas.

➜ Inverno – julho, agosto, setembro.

Alta temporada, noites frias chegando a temperaturas abaixo de 0°C , os termômetros ficam entre 3 a 18°C, época mais chuvosa, encontrará paisagens dos andes com muita neve. Nos arredores da cidade como Valle Nevado e Farellones este é o período  preferido para quem busca esportes de aventuras na neve, considerado o melhor destino para estes esportes da América do Sul.

 

Farellones

 Primavera – outubro, novembro, dezembro.

A época é ideal para visitar paisagens deslumbrantes como Cajón del Maipo, Embalse El Yeso e Termas Colina pois a estrada se torna segura, sem neve. Considerado o período mais agradável para visitar a capital chilena, você pode pegar 22°C em outubro e próximo a dezembro chegar a temperaturas de até 30°C, a média é de 20°C, bem agradável separe casacos para noite que pode chegar à 10°C. As praças se tornam convidativas para um passeio.

➜ Verão – janeiro, fevereiro, março.

Época ideal para visitar a região da costa chilena, composta por Viña del Mar e Valparaíso, período de plantações das vinícolas. As temperaturas ficam em torno de 30°C e você pegará sol o dia inteiro.

 

 ONDE FICAR

 

Santiago tem ofertas para todos os gostos e bolsos e em diferentes localizações. No centro você encontrará ofertas mais baratas, no bairro providência (nossa escolha) e o queridinho dos turistas, você pode encontrar shopping, cafeterias, casas de câmbio, restaurantes e bares, a pé você pode ir até o sky costanera sem dificuldades, possui metrô o que facilita o deslocamento de forma prática e barata, o bairro Los Condes é considerado o bairro nobre, área moderna da cidade,  um pouco mais distante e possui muitas opções de hotéis luxuosos como o W Santiago. 

Faça o pagamento no hotel com dólar, assim você poderá economizar o ISS de 19% seja em espécie ou cartão de crédito, é uma forma de economizar.

 

Eu sou apaixonada por hóteis com a proposta boutique, até mais que resorts! Optamos por um hotel boutique localizado no bairro Providência, com uma decoração requintada, delicada, romântica, quartos aconchegantes com um pátio estilo francês, um café da manhã com ótimas opções, bem completo, bem localizado, à 3 quarteirões de uma estação de metrô (estação Los leones), o que torna de fácil acesso aos pontos turísticos da cidade. O bairro é uma ótima escolha para quem curte degustações de vinhos, restaurantes e paisagens.  A proposta do luga é "Sinta-se em casa" e foi exatamente assim que nos sentimos, o lugar foi tomado como pratrimônio nacional pelo Governo do Chile. 

  Orrego Luco 023, Providência.

RESERVE AQUI!

Quarto romântico - Site oficial 
O hotel foi tombado patrimônio do Chile sua fachada é linda!
Olha o charme desse lugar! Suspiros! 

Considerado uma das melhores opções de hospedagem na capital chilena, o hotel fica no Bairro de Los Condes (nobre) da cidade, é um hotel 5 estrelas com direito à um restaurante japonês renomado e um spa, se destaca com uma decoração moderna e sofisticado. Mesmo sem ser hóspede você pode ter a oportunidade de conhecer esse hotel, eles possuem um rooftop aberto ao público com uma vista da cidade.

O hotel oferece uma vista panorâmica da Cordilheira dos Andes. Não é a opção mais econômica da cidade, mas é super tentador! Avalie o custo x benefício. Na minha opnião, se você for passar a maior parte do tempo fora do hotel o ideal é buscar uma opção mais barata, porém se a sua intenção é curtir a cidade e não as redondezas de Santiago pode ser uma ótima opção!

  Isidora Goyenechea, 3000, Las Condes

RESERVE AQUI

Suite do hotel - Site oficial 
Hall do hotel - Site oficial 

Não resisti e coloquei mais uma opção de hotel boutique charmoso, daquelas que eu ficaria sem pensar duas vezes! O hotel também fica em Providência, meu bairro queridinho de Santiago. O lugar é muito charmoso, com ótimo custo x benefício, ideal para quem vai fazer muitos passeios e na maior parte do tempo ficará fora da hospedagem e ao retornar dos passeios encontrará conforto aliado à muito charme.

 Av. Condell 376, Providência

RESERVE AQUI.

Quarto - site oficial
Área externa - Site oficial 
Hall do hotel - site oficial 
  • AIRBNB

Na capital chilena você encontra milhares de ofertas por esse aplicativo, vale a pena dar uma olhada, o custo da viagem consegue diminuir e a comodidade aumentar.

 

 O QUE FAZER

 

➜ Centro Histórico.

Faça uma caminhada pelo centro histórico apreciando a beleza da cidade, seus prédios históricos, sem pressa, passe pelo Palácio de la Moneda, Plaza das Armas, Cadetral Metropolitana, Museu histórico Nacional, Mercado Central.

Centro de Santiago por Fabiana Barreto

➜ Troca da Guarda

Desde 1851, à cerimonia de troca das guardas ocorrem a cada dois dias no Palácio La Moneda, tornando isso uma tradição, durante a apresentação é possivel ouvir a música brasileira "Aquarela" tocada pela guarda, de arrepiar! É um passeio gratuito! 

A troca da guarda ocorre em dias alternados, verifique antes de ir o calendário do mês as datas que ocorrerão, elas podem variar mensalmente em ímpares ou pares, a cerimônia tem duração de 40 minutos, ocorre às 10:00 am durante a semana e às 11:00 am aos finais de semana na Plaza Constituición no Palácio la Moneda, à estação de metrô mais próxima é a Estação La Moneda (linha 1). O ideal  é chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência. Aproveite o passeio para conhecer o Palácio de La Moneda em uma visita guiada. 

Calendário 2018: 

Fevereiro, Março, Junho, Julho, Setembro e Outubro - dias pares

Janeiro, Abril, Maio, Agosto, Novembro e Dezembro - dias ímpares. 

 

➜ Palácio La Moneda

Agende uma visita guiada de segunda à domingo (horários: 11:00 | 11:30 | 12:00 | 12:30 são gratuitos), à tarde é possível realizar uma visita guiada, pagando somente o valor da entrada (5000 CLP). Envie um email para reservas@centroculturalmoneda.com 

Troca da guarda por Fabiana Barreto

➜ Vinícolas

Você pode visitar diversas vinícolas, como estávamos em um grupo de amigos fechamos um passeio privativo e conhecemos algumas vinícolas da região:

Todos os nossos passeios por vinícolas foram fechados pela empresa Indo pro Chile

O que estou compartilhando com vocês são experiências pessoais, não há propaganda por aqui, pagamos todos os passeios e gostamos muito do profissionalismo e pontualidade da emrpesa, por isso estou recomendando ela. 

Vinícola Del Bosque

➜ Valle Nevado e Farellones

Mantendo o serviço privativo pela empresa Indo pro Chile, na rota incluía o povoado de montanha Farellones, centro de Ski Valle Nevado e Cordilheira dos Andes, todos os detalhes no site da empresa com horários de saída e retorno, paradas e valores. Não se preocupe se você não possuir roupas para neve, as empresas antes de iniciar a viagem até o destino costumam parar em uma loja de aluguel de roupas para que você alugue o que necessita e no retorno do passeio faz a entrega do material, embaixo geralmente possui uma lojinha tipo minimercado aproveite, compre snacks e água.

 

Farellones por Fabiana Barreto

Particularmente eu gostei mais de Farellones, principalmente porque a intenção do nosso passeio era basicamente conhecer a neve, a maioria da turma ainda não conhecia e então a intenção não era de esquiar à principio, talvez em uma próxima viagem Valle Nevado se tornaria mais atrativo, porém Farellones se destacou no passeio por permitir que brincassemos na neve e fizessemos passeios por lá, pagamos um valor  X (que não me recordo no momento) para ter acesso ao atrativos do parque e confesso que todos se divertiram MUITO! Valeu muito à pena, no final nos reunimos no barzinho com vista para o lugar e os meninos aproveitaram para tomar uma cerveja. 

Farellones

O caminho do Valle Nevado possui curvas tortuosas, não se arrisque em alugar um carro e ir até lá, existem economias que não valem a pena, os carros que sobem até lá necessitam ter correntes nos pneus e vimos alguns incidentes na estrada, recomendo fechar por passeio e 40 min antes de sair do seu hotel tomar uma antiémetico ( remédio para náuseas e vômitos), as curvas nos fazem enjoar muito e o trajeto parece interminável para quem fica nauseado. Recomendo muito  o Valle Nevado para quem busca uma pitada de aventura, por lá é possivel alugar equipamento de esqui e arriscar um passeio, o lugar fornece aulas e tudo pode ser fechado com a empresa que você fechar o passeio antecipadamente. 

Por lá aproveitamos a vista, almoçamos ( restaurante normal, nada imperdível) e voltamos para Santiago. 

➜ Sky Costanera

O pôr do sol mais bonito ficou por conta do sky costanera, considerado o prédio mais alto da américa latina tem 300 metros de altura e o mirante fica no 62º andar com uma vista de encher os olhos para toda a cidade de Santiago e com plano de fundo a Cordilheira dos Andes, pausa para um suspiro! É uma ótima opção para quem quer aproveitar mais a cidade, imperdível! No elevador, durante a subida uma funcionária de explica sobre a construção e história do mirante, o elevador te leva até o 61º andar e de lá após um lance de escada rolante você chegará no 62º andar um local aberto.

No lugar existe uma visita guiada, mas optamos em apenas assistir o pôr do sol e contemplar a vista incrível e imperdível da cidade de Santiago. 

Horário de funcionamento: Segunda à domingo dÀs 10:00 às 22:00 pm ( o último elevador sobe às 21h) 

Tickets e valores: 

  • Crianças de 4 a 12 anos: $ 10.000
  • Adultos (acima de 13 anos): $ 15.000

Você pode comprar seu ticket nas bilheterias do Sky Costanera, no nível térreo do shopping Costanera Center. 

Como escolher o melhor horário ? 

  • Verão: 21/12 à 20/03 - pôr do sol entre 20:30 e 21:00pm;
  • Outono: 02/03 à 20/06 - pôr do sol entre 18 e 18:30 horas
  • Inverno: 20/06 à 22/09 - pôr do sol entre 17:30 e 18 horas (quando tem sol) 
  • Primavera: 22/09 à 21/12 - pôr do sol  entre 18 e 19 horas.

 Avenida Andrés Bello 2457, Nível Térreo, Providencia

​​​​​metrô – linha 1 – Estação Tobalaba

Fim de tarde no Sky Costanera

➜ Outras opções:

- Cerro Santa Lúcia

- Parque metropolitano de Santiago

- Museu da memória e dos direitos humanos

 Nos arredores:

- Viña del Mar

- Valparaíso

- Cajon del Maipo

 

 RESTAURANTES E BARES

 

Existem várias opções, para todos os gostos em Santiago! Alguns restaurantes estão tão acostumados a receber brasileiros que possuem cartas (menus) em Português, o que pode facilidae e muito sua escolha durante a sua refeição! Não custa nada perguntar antes ao garçom se o lugar disponibiliza essa opção. 

➜ Mestizo 

Você terá uma experiência gastronômica de outro nível, considerado um dos melhores que conhecemos pela turma! O lugar é lindo, melhor ainda de dia com a vista para o parque Bicentenário. Horário de funcionamento: Aberto todos os dias  13:00 às 23:00 pm

 Av. Bicentenario 4050 | Vitacura

Área externa do restaurante - tripadvisor
Área externa do Mestizo

➜ Como água para chocolate 

Talvez seja o restaurante mais famoso de Santiago para brasileiros, principalmente com sua relação com o filme, achei um restaurante bem turistão e não sei se voltaria. Talvez porque eu não tenha acertado no prato, achei caro também! O restaurante ficou famoso pela relação com o filme de romance. Não é um lugar imperdível!

 Constitución 88 | Barrio Bellavista 

Fachada do Restaurante Como água para chocolate - site oficial 
Sobremesa famosa e tradicional - site oficial 

➜ Ligúria bar 

Tivemos a sorte de conhecer esse bar tradicional com culinária típica local e ficava bem próximo ao nosso hotel, pedimos vários pratos e entradas e fizemos aquele menu degustação, amamos simplismente TODOS! Os meninos foram de cerveja e as meninas de vinho, por lá você pode escolher o que mais lhe agrada, o acervo de bebidas é enorme! O garçom foi muito simpático e nos ajudou na escolha dos pratos e entradas!  O som ambiente tocava música chilena. Como não amar um lugar assim?

 Avenida Providencia 1373 | Metrô Manuel Montt, Providencia

Bar Ligúria - Site oficial 
Bar Ligúria e a turma 

➜ Restaurante Giratório

O restaurante entrou em nosso roteiro pela curiosidade de comer em um local que gira, e de fato é curioso! Lentamente durante o seu almoço ou jantar você vai aproveitando as paisagens de Santiago, ele gira 360º, o lugar necessita de uma reserva antecipada e não é dos mais baratos, a comida é normal, nada demais, mas vale a experiência.

 Avenida Nueva Providência 2250, Providência 

Legenda

DICAS EXTRA DE RESTAURANTES DA AMIGA @BRAGAGABRIELA :

➜ Barandiaran Comentário da Gabi: É um restaurante peruano no Chile haha melhor Cechive!

➜ Aqui esta Coco Comentário da Gabi: Maravilhoso, um dos melhores!

➜ Astrid y Gastón Comentário da Gabi: O MELHOR!

➜ Restaurante da vinícola Concha y Toro  - Comentário da Gabi: Maravilhoso, fica dentro da vinícola.

➜ Osaka (hotel W santiago)

 

 BODEGAS

 

Tenha em mente que o Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, são várias regiões produtoras de vinhos de qualidade e você precisará de muitas viagens para conseguir conhecer todas! Por isso o meu conselho é: pesquise, namore as vinícolas, peça indicações de amigos e defina o que quer conhecer antes de ir!

Contratamos um serviço particular que nos ajudou na escolha, algumas vinícolas eu ja sabia que queria conhecer e então eles nos ajudaram a organizar o melhor roteiro baseado nas nossas escolhas, fizemos a rota 68, o Valle de Curacaví, o Valle Casablanca, a Viña Emiliana (a queridinha dos orgânicos) e a Casa del Bosque (eu queria muito conhecer essa e valeu MUITO à pena).

Conselho, não adianta colocar mil vinícolas em um mesmo passeio, o deslocamento acaba sendo cansativo e o passeio se torna repetitivo, distribua o tempo em cada uma para que você possa desfrutar sem pressa de cada lugar. Você não precisa fazer um check in obrigatório em um lugar só para dizer que foi! Aprenda  a desfrutar do que o lugar tem para te ofertar!

O passeio incluía 3 degustações na Viña Emiliana harmonizado com queijo e 3 degustações na Viña Casas del Bosque. O valor por pessoa 105 USD (grupo de 12 pessoas), com saída do hotel às 8:30 e retorno as 16:30 pm. Fechamos com a empresa indo pro chile , super recomendo, foram super pontuais e profissionais, saímos do brasil com tudo fechado e combinado.

 

➜ Valle Casablanca 

 

➜ Viña Emiliana

 Rota 68

Vinícola Emiliana - vinhos orgânicos 
Degustação de vinhos e queijos 
Vinhos da degustação de vinhos 

 

➜ Casa del Bosque

A vínicola Casa del Bosque é uma vinícola familiar dedicada à produção de vinhos de qualidade, está localizada a 70km de Santiago do Chile e 30km do porto de Valparaíso, se dedicam a produção de vinhos como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e Syrah. 

O vinhos Cabernet Sauvignon e Carménère são provenientes dos vales de Maipo, Colchagua e Chachapoal, de longe foi a mais divertida, passamos um fim de tarde super agradável na companhia dos amigos em um lounge com vista para os vinhedos. Nossa intenção era realizar uma reserva no restaurante Tanino, famoso e bem pontuado no Tripadvisor porém a turma decidiu curtir a tarde no lounge com vinhos e petiscos e foi incrível. 

 

Vinícola Del Bosque - se possível reserve uma tarde nesse lugar! 

A vinícola é uma das mais importantes do Valle Casablanca com 20 anos de experiência, em 2017 foi considerada a melhor vinha à se visitar no Chile, a revista Wine Access escolheu o restaurante Tanino como uma das melhores gastronomias. Em 2013 e 2014, o Wine & Spirits Competitio escolheu a vinícola como o “Produtor de Vinho Chileno do Ano” além disso, o lugar possui um serviço de enoturismo de primeira qualidade.

 

Legenda

Fizemos uma degustação rápida de vinhos com duração de 25 minutos, não queriamos algo cansativo então escolhemos a mais prática e rápida opção de degustação, mas a vinícola oferece diversos passeios interessantes que vão desde a degustação, colheita das uvas, preparo de um prato no restaurante Tanino acompanhado do chefe, pic nic à passeios de bike pelas plantações.

 

Legenda

 

Tarde agradável com amigos no lounge da vinícola 

Tem dúvidas em incluir ela no seu roteiro? Eu passaria um dia inteiro nesse lugar!!!!! Fechamos um passeio privativo, lembre-se passeios de vinícolas envolvem bebida alcoólica, você estará cuidando da sua segurança!
 

 Rota 68

 

➜ Concha y Toro

Visitamos  vinícola Concha Y Toro no período da manhã, é a vinícola mais próxima de Santiago, de fácil acesso, realizamos a degustação (Tour tradicional) e fizemos algumas compras no local.

 

Tour & Wine experience

1. Tour Tradicional 

Horários em Português - 10:00, 10:30, 10:40, 11:20, 11:50, 12:40, 13:10, 14:50, 15:30, 15:40, 16:10, 16:40, 17:00​

Passeio inclui: Visita ao parque, jardins e casona - degustação de vinhos - jardim de variedades de uvas e vinhedo - degustação de vinho - visita às bodegas de guarda - degustação de vinhos

Duração: 1 hora, aprox - requer reserva no mínimo 24 horas antes

Valores:  $16.000Pesos chilenos ou $27USD

 

Vinícola Concha y Toro

 

2. Tour Marques de Casa Concha 

Não possui tour em Português. 

Espanhol: 12:00, 13:00, 14:00, 15:00, 16:00 / Inglês11:00 (O passeio começa com degustação)

Passeio inclui: Visita ao parque, jardins e casona - degustação de vinhos - jardim de variedades de uvas e vinhedo - degustação de vinho - visita às bodegas de guarda - degustação de vinhos

Diferencial: Degustação exclusiva guiada por sommelier, com casta de quatro cepas diferentes do vinho super premium Marques de Casa Concha e harmonização com queijos finos. Taça de presente.

Não é permitido crianças

 

➜  Wine shop

No final você passa por uma loja de vinhos e acessórios (aquele momento que o dinheiro vai embora, sim ou com certeza? risos)

 

➜  Wine Bar 

Quando o destino envolve muitos passeios em vinícolas a viagem acaba ficando cansativa e repetitiva e então minha sugestão para que você aproveite da melhor maneira uma vinícola é verificar se a bodega oferece o serviço de restaurante e bar, é o caso da Concha y Toro. 

No restaurante você pode aproveitar para tomar vinhos premium da Concha y Toro e harmoniza-los com queijos e petiscos finos ou com a cozinha chilena do lugar. Se você não é um conhecedor de vinhos minha sugestão é que você consulte um dos sommeliers durante a escolha do prato e do vinho. 

Horários: aberto de segunda a domingo, das 9:30 h. às 18:30 h.

Reservas Wine bar: (+56-2) 24765647  ou email: saboresyvinos@gmail.comv - Alta Temporada (junhojulhoagostosetembro e março) só reservas para grupos de 15 ou mais serão aceitos.

 

Como chegar:

Opção 1: Metro de Santiago Pegue a linha 4 (azul escuro) do Metro de Santiago até a Estação Las Mercedes - pegue a saída que diz “Concha y Toro Oriente” - você pode tomar um táxi ou Metrobus (ônibus) para a vinha.

Apenas Metrobus N° 73,80 e 81 deixá-lo na vinha - Informações úteis -  táxi da Estação Las Mercedes até o vinhedo deverá custar cerca de CLP $4.000 pesos chilenos.

Opção 2: Carro + WAZE - no site da Concha Y Toro você encontra estas informações detalhadamente. 

  Av. Nueva Tajamar 481, Torre Norte, P 15, Las Condes, Santiago de Chile


 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

➜ Identificação: Rg ou passaporte são aceitáveis, não necessita de visto.

➜ Vacinação não é obrigatória

➜ Idioma oficial: Espanhol. Se você não domina o Espanhol ou o Inglês, não será motivo de preocupação, por lá você conseguirá se desenrolar com o Português.

➜ Moeda: Pesos chilenos, com moedas que equivale 1,5,10,50,100 e 500 pesos e também notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 pesos.  

➜ Câmbio: Alguns locais aceitas dólares, real mas o ideal e mais seguro é você realizar a troca por pesos chilenos  (de preferência real por peso). Dica valiosa: Calculando a conversão, pegue o peso chileno e divida por 200 ou divida por 2 e corta os dois zeros.

➜ Feriados Nacionais - fique atento se você vai em alguma data comemorativa do país, os chilenos costumam viajar nestas datas e a oferta de passagens e hotéis podem se esgotar mais facilmente.

➜ Fuso Horário: 1 hora à menos do horário de Brasília

➜ Não é um destino barato.

 Seguro Viagem (minha sugestão: Seguros Promo (RESERVE AQUI)

➜ Valores de Passeios variam de acordo com a empresa contratada.

➜ Voltagem: 220 W , entradas padrão C (duas entradas redondas).