ROTEIRO DE MONTEVIDÉU

Está de passagem por Montevidéu e quer aproveitar um pouquinho à cidade? Clica aqui e confira um roteiro básico e o que fazer no Uruguai.

No ano passado programei uma viagem para o Uruguai no meu aniversário e Montevidéu foi a porta de entrada que escolhi para conhecer o país,  que por sinal me encantou muito! Sabe aqueles lugares que você voltaria facilmente? Sim, o Uruguai! Acredite!

 

 SOBRE O LUGAR

 

É a capital e maior cidade do país, ao longo da costa existem praias populares, 2h e 42min de voo de São Paulo, é uma boa opção de bate e volta saindo do Brasil, você consegue planejar uma viagem para a capital uruguaia em um final de semana, mas se pretende conhecer outras cidades adicione mais dias, da capital você pode se deslocar para Punta del Leste ou para o oeste Col del Sacramento e Carmelo, que foi o que fizemos.

Nossa moeda vale mais, porém não se iluda com isso, se pretende conhecer bons lugares considere que  os restaurantes são caros, sugiro que vá pensando em algo similar aos bons restaurantes de São Paulo, assim não será pego de surpresa.

Durante a programação do roteiro de viagem para o Uruguai, decidimos priorizar Carmelo (cidade do interior produtora de vinhos) e deixamos Montevideo como nossa porta de entrada e saída do país, na chegada seguimos viagem com um carro alugado até o destino principal e no planejamento optamos por deixar um dia antes do voo para Montevideo.

Quando faço viagens para várias cidades em um mesmo país eu costumo planejar uma  margem de segurança antes do voo para os imprevistos, prefiro já está no local no dia do voo, já tive que comprar um um voo interno no Chile de ultima hora caríssimo para não perder o voo internacional, então acho não vale a pena arriscar. Considere que o tempo de deslocamento do centro da cidade até o aeroporto leva de 20-40 min.

Neste post, farei a sugestão de um dia na capital do Uruguai, mas vale a pena você colocar mais dias, como a proposta da minha viagem envolvia um curto tempo tive que fazer escolhas estratégicas para conhecer o mínimo da capital uruguaia.

 

COMO CHEGAR

 

São Paulo, Brasil.

Existem voos diretos saindo de São Paulo (Guarulhos/Montevideo) pela latam e GOl, com duração de 2 horas e 30 min, minha escolha foi pela gol, fiz a compra com milhas e paguei 42.000 milhas ida e volta para 2 pessoas.
 

Buenos Aires, Argentina.

Nos roteiros que casam a Argentina com a o Uruguai na mesma viagem, você pode pegar um ferry saindo de Buenos Aires no site da empresa Buquebus:

➜ Buenos Aires / Montevidéu - saída 7:30 e chegada 10:45 am.

➜ Buenos Aires/ Col del Sacramento - duração 3 horas  (minha sugestão é realizar um pit stop em Colonia del Sacramento).

 

 ONDE FICAR

Sugestões de hospedagem:

Optamos mais uma vez pela localização, queríamos facilidade para nos deslocarmos sem que perdêssemos muito tempo, o hotel que escolhemos supriu toda a nossa expectativa, pequeno, moderno e bem localizado, ótimo para viajantes que gostam de museus, arquitetura e cultura. A noite o local do café da manhã se transformava em um barzinho descolado ótimo para um happy hour e foi assim que começamos a noite por lá.

 

  • Smart Hotel Montevideo by Tay Hotels

Nossa escolha da viagem ficou por conta do Smart, a localização falou mais alto, nossa hospedagem de apenas 1 dia na cidade precisava ser estratégica e precisávamos de um bom custo x benefício, localizado no centro da cidade, a 200 m da praça da Independência, a 300m do teatro Solís e a 600 m da praça Cagancha, você pode fazer um esquenta antes de sair no bar do hotel com drinks e aperitivos. O hotel fica muito próximo dos principais pontos turísticos de Montevidéu, com a possibilidade de passeios a pé.

​​ Washington Barbot 283

RESERVE AQUI.

Decoração Moderna do Smart Hotel - site oficial do hotel 
Quarto espaçoso do Smart hotel - Site oficial do hotel
  • Ciudadano Suites

O hotel possui excelente localização, bem decorado, boa nota, 3 características que sempre levo em consideração na escolha da hospedagem, o bairro é uma ótima opção para viajantes que gostam de museus, arquitetura e pessoas hospitaleiras, próximo ao terminal rodoviário Tres Cruces (de onde você pode se deslocar para outras cidades) e ao lado do shopping para os amantes das compras.

​​ Goes, Tres Cruces, 11800.

RESERVE AQUI.

Quarto com vista para a cidade - Site oficial do hotel ​​​​​​
Hall de entrada - Site oficial do hotel 
  • Belmont House

Suspiros por este hotel, para quem gosta de decoração clássica e romântica esse é o lugar! Localizado próximo a praia o hotel é uma ótima opção para quem gosta de uma caminhada na orla, fica em um bairro elegante servido de boas lojas e restaurantes.

 Av. Rivera, 6512, Carrasco, 11500

RESERVE AQUI. 

Romantismo e conforto - Site oficial do hotel
Área externa clássica e elegante - Site oficial do hotel 

 

  • Hyatt Centric Montevideo

Confesso que essa é uma das minhas redes de hotéis preferida, perfil de hospedagem para quem gosta de uma decoração moderna sem perder a elegância, possui um bar com música ambiente, fica localizado próximo a praia.

Rambla Republica del Peru 1479

RESERVE AQUI.

Quarto mordeno e confortável - Site oficial do hotel 
Hyatt é um hotel moderno - Site oficial do hotel 

 

​​ O QUE FAZER?

 

Como o nosso tempo era curto, optamos por dar uma volta de carro pelo centro e orla da cidade, seguimos para o mercado onde almoçamos uma parrilha típica do Uruguai e passeamos pelo mercado e lojas do calçadão, após o almoço sentamos na lojinha da esquina e apreciamos um café.

Quando tenho pouco tempo em um lugar não fico como uma desesperada tentando conhecer tudo, acredito que é bem mais vantajoso você escolher um ponto turístico e curtir ele com calma, por isso optamos pelo  mercado de montevideo.

No fim do dia optamos por conhecer a vida noturna da cidade, começamos a noite em um PUB super legal e seguimos para uma balada chamada “Después te explico” confesso que achei o nome autêntico (risos), nós brasileiros não estamos acostumamos com músicas latinas, os jovens do Uruguai são bem animados, foi uma experiência diferente, vale a ida.

Algumas sugestões:

 

Fundado há 130 anos, contém artigos artesanais, restaurantes e bares.  Por lá você poderá apreciar o famoso churrasco Uruguaio, no Uruguai eles possuem uma bebida chamada médio y médio, vale experimentar.

Perez Castellano, Esquina Com Rambla 25 de Agosto de 1825.

Mercado del Puerto - Tripadvisor 

 

Você pode acompanhar a programação completa do teatro diretamente pelo site, eles costumam divulgar toda a programação anualmente, quem sabe você conseguirá aproveitar a visita e participar de um evento. Faça  uma visita guiada no local com guias que falam português. Aos sábados elas ocorrem nos hórarios 11, 12, 13 e 16h. O valor da visita guiada é de 90 pesos uruguaios (só aceitam a moeda local) e às quartas são gratuitas.

Reconquista s/n and Bartolomeu Mitre, 11000

Teatro Solis - Tripadvisor 
  • Praça da Independência

Ao redor da Praça Independência estão localizados pontos turísticos muito procurados como por exemplo o Teatro Solis, lugar para belas fotos, na própria praça existe uma galeria subterrânea com exposição militar.

Centro

Praça da Independência - Tripadvisor

O ônibus sai dos fundos do mercado, passa por 8 pontos turísticos, o passeio dura em torno de 2 horas. No site da empresa você encontra o itinerário com um mapa, paradas e horários. É uma forma prática de conhecer os pontos principais da cidade. Valor: 637 pesos uruguaios. Faça o passeio sem pressa, há relatos de atraso de horários.   

Mercado del Puerto, Rambla 25 de Agosto y Yacaré

Site oficial 
  • Feira de Tristán Narvaja

A idéia era pra ser uma  feira de antiguidades, mas por lá você também encontrará comidas de rua, frutas e quinquilharias, se prepare para fazer uma caminhada pelas ruas de Montevidéu enquanto conhece à feira, são vários quarteirões. A feira só funciona aos domingos e fica no bairro Cordón.

Tristán Narvaja, Cordón

 

  • Letreiro Montevidéu

Localizado na praia  Pocitos, é um clichê mas vale a visita.

Letreiro na praia dos Pocitos - google 


 

 BODEGAS

Para quem pretende ficar em montevideo como ponto de apoio e conhecer os arredores seguem as sugestões:

 

É uma bodega familiar, impulsionada pelo amor ao campo e aos seus frutos, a família cuida zelosamente desde o vinhedo à taça a produção de seus vinhos, possui vinhos premiados, para conhecê-la faça uma reserva, a  Experiência Bouza inclui visita guiada, degustação, almoço e três passos da tarde e transporte de Montevidéu.

Custou UYU $ 3.000 por pessoa.

Cno. de La Redención 7658 bis

Plantação de Uvas - Site oficial 

 

As bodegas familiares são famosas no Uruguai, esta bodega possui o vinho de uva tannat mais premiado do MUNDO, a bodega é focada em vinhos premium  o lugar oferece serviços de degustações, almoço e experiências gourmets.

Ruta 5, km 20 | La Puebla - La Paz, Canelones

SIte oficial 

Durante as pesquisar por bodegas familiares na internet, me deparei com uma programação interessante voltada para os amantes dos vinhos, existe um projeto chamado “Los caminos del vino” a qual você poderá viver experiências únicas em bodegas familiares no Uruguai. Achei muito legal, você encontrará mais detalhes no site da Uruguai Wine Tours.

 

​​ RESTAURANTES E BARES

Não pude conhecer muitas opções, um dia não é suficiente, costumo pesquisar no tripadvisor opções relacionadas ao que procuro, do tipo restaurantes sofisticados, ou baratos, mais frequentados.

 

  • Estancia del Puerto

Tradicional churrasaco do Uruguai - Tripadvisor 
  • The Shannon Irish pub

Foi a nossa aposta para a noite, e gostamos muito.

Calle de San Pedro 116

Site oficial
  • Después te explico

Washington Barbot, 160

 

 DICAS DE COMPRAS

  • Doces típicos:

✔️ Narbona - doce de leite, queijos e iogurte

✔️ Doce da cranapole

✔️ Doce de leite - Los Nietitos e La Pataia.

✔️ Azeites de oliva uruguaios

Sugestão loja (suvenirs):  Alfajores del Uruguay Stores

 


 INFORMAÇÕES ÚTEIS

➜ Identificação: Rg ou passaporte, não necessita de visto.

➜ Moeda: Cartão de crédito, real, dólar ou pesos uruguaios são aceitos. (No porto há uma casa de câmbio para quem prefere fazer a troca), vale a pena pagar com cartão de crédito  pois o imposto de 22% cobrado em alguns locais é descontado na fatura do cartão (motivo: incentivar o turismo), mesmo com IOF vale a pena, levar dollar pode não ser a melhor opção pois você perderá 2x no câmbio (real/dollar +dollar/peso).

➜ Clima: Inverno é frio e no verão faz calor na cidade, mas não abra mão de levar um casaco.

➜ Não deixe de fazer um seguro viagem, minha sugestão: Seguros Promo (LINK AQUI). 

➜ Voltagem: 220W

➜Tomadas: Tipo de entrada C, F, I e L, conselho: leve um adaptador. 

➜Chip móvel (Internet): compramos um chip da Claro.