Kit de primeiros socorros

Kit de primeiros socorros

Viajar e conhecer um novo lugar é ótimo! Porém, nem sempre são flores, certo?

Se você não passou por um apuro relacionado à saúde em uma viagem, sorte sua! Todos nós estamos sujeitos à adoecer em uma viagem e trabalhar com as possibilidades é uma forma bem cautelosa de se preparar para viajar. Gosto de me programar para viagens e tomar certo cuidados antes de embarcar, tenho um check list de remédios que me acompanham em TODOS os destinos, a mudança de rotina e alimentação em uma viagem afetam o nosso corpo e com essas mudanças o corpo pode ficar frágil e sujeito às doenças.

Você tem que estar preparado para os imprevistos, a mudança de fuso horário e alteração na qualidade do sono podem levar a sintomas como dores de cabeça, mal estar, mudança de humor, cansaço entre outros sintomas, para isso você pode lançar mão de medicamentos simples e na maioria das vezes resolutivo até um primeiro atendimento médico se necessário. Levar medicações na mala ajudam, porém NÃO EXCLUEM um atendimento especializado (médico), você precisa estar ciente que cada lugar possui doenças específicas relacionadas à região, clima e saneamento básico.

Conselho de médica e amiga, faça sempre um SEGURO VIAGEM quando o destino é internacional, ACREDITE eu já usei e não foi apenas uma vez, apesar de ser médica algumas doenças precisam de exames complementares para somar a suspeita clínica até chegar ao diagnóstico e então definir o tratamento ideal.

Uma vez em Bali, nos hospedamos em bangalôs distantes da cidade super rústico e o Beto (meu marido) teve uma dor abdominal intensa no meio da madrugada, tomou remédio para dor sem melhora e após 1 hora tivemos que ir para o hospital, a suspeita era de uma intoxicação alimentar e só passou após uma medicação injetável. Chegamos a suspeitar de apendicite, imagine ter que passar por um procedimento cirúrgico fora do país? Por isso, o conselho do seguro viagem é válido! Usar serviços de saúde fora do país pode sair mais caro que a encomenda, então não arrisque, sem seguro viagem você não viaja tranquilo para lugar nenhum!

Alguns cartões de crédito oferecem esse serviço ao comprar a passagem aérea por ele, antes da viagem verifique se o seu cobre o seguro viagem, caso não cubra escolha um seguro que cubra seu perfil de viagem.

Quando mudamos de país queremos experimentar uma culinária nova, aconselho sempre em países asiáticos e precários beber água filtrada, evitar cubos de gelo nas bebidas, muitas infecções intestinais podem esta relacionadas à qualidade da água que você toma, aconselho também ao retornar de viagens tomar um antiparasitário, muitas vezes entramos em contato com os bichos e não desenvolvemos uma doença por conta da imunidade do corpo.

Na bolsa de primeiros socorros para viagem levo:

 

  • Analgésicos e antitérmicos - dor/febre  
  • Antiinflamatório - diminuir processos inflamatórios
  • Antialérgicos - alergias
  • Antieméticos - náuseas e vômitos
  • Antibióticos (venda apenas sob prescrição médica)
  • Descongestionante nasal
  • Gases (luftal)
  • Repositor de flora (diarréia)
  • Hidratante labial (uso em locais secos, tipo bepantol labial)
  • Relaxante muscular

 

Espero ter ajudado vocês com dicas da minha farmacinha de viagem, fora do país todo cuidado e prevenção é pouca para evitarmos problemas com a saúde e desconfortos por conta das mudanças da viagem né?

Os remédios servirão para os primeiros socorros,  se os sintomas persistirem após o uso de algum medicamento é prudente procurar um médico para uma avaliação clínica, retardar a procura por um especialista pode prejudicar a recuperação da doença e atrapalhar sua viagem. A princípio com esse kit você consegue amenizar algumas situações básicas, espero tê-lo ajudado e em uma próxima viagem não deixe de colocar na sua mala uma farmacinha de primeiros socorros.

 

Espero muito ter contribuído com informações úteis neste post para você, faço isso com amor e se puder compartilhe comigo sua viagem, será um prazer!