TUDO SOBRE CUSCO E VALE SAGRADO

Conheça tudo sobre o Império Inca

 

Destino dos sonhos de qualquer estudante apaixonado por história!

Lembro direitinho de estudar o Império Inca na escola e começar a sonhar com esse destino, eu traçei como meta um dia poder ir até esse lugar e conhecer de perto tudo aquilo que eu até então havia estudado apenas pelas páginas dos livros de história, registrei na memória uma foto no livro e eu tinha certeza de que um dia eu poderia ver aquele lugar de pertinho.

Provavelmente você chegou neste post por algum interesse no destino e já adianto, o lugar é muito melhor do que posso descrever!

Apenas vá, olhe com seus olhos de perto e se encante por toda a história inca.

 

 SOBRE O LUGAR

 

Cusco é a cidade base para conhecer toda à região que envolve o Vale Sagrado e a história inca, fica à 3400 metros acima do nível do mar e foi o mais importante centro administrativo do Império inca.

O mais incrível é chegar lá e se deparar com resquícios da história, em todo lugar você poderá encontrar paredes de granito do palácio inca, monumentos como o Korikancha ou o famoso Templo do Sol, é de arrepiar!

Cusco e região é um destino aos amantes da história, foi o lugar que até hoje foi o lugar que masi pude sentir a presenã do passado em uma viagem, é surreal!

Utilizamos Cusco como a cidade base para conhecer a região, como Machu Picchu e todo o Vale Sagrado (Laguna Humantay, Vinicunca, Ollantaytambo, Sacsayhuaman)  e foi suuuuuper tranquilo e a maior parte das agências de turismo oferecem passeios para esses locais partindo de Cusco.

É a cidade mais visitada do Peru, juntamente com Machu Picchu e Vale sagrado!

 

➜ HISTÓRIA

 

A história do Império Inca, chegou ao fim após a invasão dos Espanhóis a qual se aproveitou da fragilidade do governo na época que era dividido por 2 irmãos que, durante anos traçaram brigas e enfraqueceram o poder.

Os espanhóis “apoiaram” um dos lados e se aproveitaram da situação para tomar o poder, saquearam a cidade, destruíram templos e praticamente extinguiram a cultura inca, com apoio das igrejas cristã.

Durante os passeios você vai observar que a arquitetura inca está na base da maiorias das construções espanholas na cidade.

 

A maioria dos edifícios foram construídos depois da conquista pelos espanhóis, até mesmo as principais igrejas sofrem influências tanto de espanhóis quanto dos incas, os edifícios espanhóis foram erguidos sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.

Algumas peculiaridades dos Incas merecem menção especial:

  • Agricultura em terraços. 

Os incas  aproveitavam encostas montanhosas e desenvolveram um sistema de terraços que diminuía à água vinda das partes altas e conservava  a terra para cultivo de plantas alimentícias.

  • Escrita.  

Usavam cordões feitos de lã ou de algodão trançados conhecidos como Quipos, com cores e nós que tinham significados específicos e serviam com relatórios de contabilidade e administrativo, considerado um embrião da escrita.

  • Animais de carga.

Foram o único povo pré-colombiano a domesticar um animal de carga, a lhama.

  • Machu picchu

 O mais impressionante mistério das civilizações pré-colombianas. É uma fortaleza construída com enormes blocos de pedra, erguida.

 

➜ CLIMA

 

Clima seco e temperado, com duas estações bem definidas: seca e chuvosa.

A altitude da cidade de Cusco faz com que em qualquer época do ano, seja possível encontrar temperaturas mais baixas e um pouco de frio (dica: hidratante e agasalho na mala sempre)

Seca: dias ensolarados, noites frias e temperatura média 13ºC

Chuvosa: Alterna dias ensolarados chegando à 2ºC e dias chuvosos, temperatura média 12ºC

Detalhe importante antes de programar uma viagem para  a região, afinal a cereja do bolo é chegar até Machu Picchu, que durante o período de chuvas fica fechada.

O mal de altura, perturba muita gente que planeja conhecer lugares altos.

Para evitar esse contratempo indesejável causado pelos efeitos da altura, o ideal é ir se aclimatando ao longo dos dias em vez de fazer uma mudança abrupta de altitude.  Beba água constantemente e tomar o chá de coca ou as soroche pills também ajuda bastante e essas são alternativas comumente utilizadas pelos viajantes.

Pegue leve nas caminhadas e descanse sempre que possível, estar a 3400m de altitude não é como estar na altura do mar. Caminhadas serão mais cansativas do que o normal e subidas, muito mais árduas.

 

 COMO CHEGAR

 

São Paulo, Brasil..

Infelizmente, não há voos direto do Brasil para Cusco, todos fazem conexão em Lima, alguns  viajantes fazem uma parada estratégica na capital do Peru, famosa mundialmente por sua culinária, como o nosso foco era realmente o Império Inca nós não fizemos essa parada.

Na chegada em Lima, você terá que desembarcar na área internacional, pegar sua bagagem e em seguida realizar o embarque na área nacional, realizar um novo check-in e despacho de bagagem para então seguir viagem para Cusco.

Você pode comprar o voo de São Paulo para Lima, ficar alguns dias e seguir com voo doméstico para Cusco, mas fique atento aos horários de voos e não coloque seu voo internacional no mesmo dia que um nacional, já tive problemas com isso no Chile e gastamos maior nota por um cancelamento de voo nacional que chocou com a saída do voo internacional, então não vale a pena arriscar!

Simule as duas formas, coloque no papel o as vantagens e desvantagens para adicionar Lima, pode até sair mais barato, você só saberá se simular!

Empresas ( voo Lima/Cusco)

  • LAN

  • LATAM

  • TACA

  • Peruvian

  • Star Peru

 

 QUANDO IR

 

Melhor época (seca): Abril à outubro

Pior época (chuvosa):Novembro à Março  

➜ Junho e Julho - mais movimentado (férias) - reserve com antecedência

➜ Festa do Señor de los Milagros - período de maior movimento

Festividades são comuns na praça principal, desfiles de escolas e outras atrações são possíveis de serem presenciadas por lá, nós viajamos em Setembro/2017 e pudemos presenciar um desfile tradicional feito por militares e escolas, muito lindo de ver.

 

 

 ONDE FICAR

 

Meu lema é: Localização! Seja qual for o destino, localização é a prioridade, sempre!

Então, em Cusco não há dúvidas, a melhor região para se hospedar é próximo à Praça das Armas, centralizado, com pontos turísticos que você conseguirá fazer caminhando, restaurantes e lojas, tudo em uma só região!

Não precisa se preocupar, à cidade oferece opções para todos os bolsos e perfis de viajantes, ficamos em um hotel ótimo e ao redor haviam hostels à hotéis luxuosos.

O mais interessante é que observei que muitos hotéis eram antigas casas de família construídas no periodo colonial, então não se assuste se você chegar ao seu hotel e se deparar com um pedacinho da história por lá, foi exatamente o que aconteceu conosco! 

Confesso que quando vou escolher um hotel eu tento buscar algo temático ou que envolva o perfil da viagem, adoro isso! Mas é algo muuuuuito pessoal e não regra ok?

Meses que valem a pena você reservar com antecedência: junho, julho e agostoSugestões de Hospedagem:

 

O Novotel é um daqueles hotéis que envolvem hospedagem e história em um mesmo lugar! Foi o nosso hotel de escolha e fomos  recebidos com um chá de coca para ajudar na aclimatização do lugar.

 

O Hotel Foi instalado em um antigo casarão do século XVI e transmite em sua arquitetura uma volta ao passado!

Além de possuir uma arquitetura histórica, o hotel possui uma localização M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, apenas 3 quarteirões da Plaza de Armas (principal da cidade) e da catedral, melhor região para um viajante em Cusco.

 

Dispõe de um serviço 24h, cafe da manhã e possui um restaurante, que super facilitou nossa vida em dias cheios de passeio, a comida é saborosa e você pode apreciar a comida no hall é um ambiente super agradável.

No próprio hotel é possível alugar bicicletas para passear pela cidade.

 San Augustin 239 | Esquina Pasaje Santa Monica, Cusco, Peru


 

A rede Marriott é conhecida mundialmente, não deixaria a desejar em Cusco, o hotel possui 6 andares de puro luxo e sofisticação, ótima sugestão para quem não abre mão de uma hospedagem requintada.

 

É um hotel boutique, super bem localizado próximo a Plaza das Armas, ponto de referência para os viajantes, ao lado do Novotel, se não for possível se hospedar nele, programe-se para conhecer o restaurante do hotel, o QERPSI, considerado um dos melhores de Cusco.

 

O hotel também foi instalado em um antigo convento restaurado do século XVI e adaptado com toques luxuosos e conforto, uma mistura verdadeiramente única de grandeza histórica e modernidade, possui duas salas com exposições de antiguidades do Peru, o próprio hotel organiza um tour para quem quer conhecer a parte histórica dele.

Possui banheiros revestidos de mármore, camas de luxo e sistema de enriquecimento de oxigênio para aliviar os sintomas da altitude, chique não?  Possui um SPA com regimes de cura incaicos centenários.

Esquina de la Calle Ruinas 432 y San Agustin, Cusco, Peru
 

Na viagem, um dos amigos decidiu ir de última hora e como estava sozinho buscou por uma hospedagem bem próxima da nossa e com melhor custo x benefício, conversei com ele e perguntei se ele recomendaria o hotel e foi enfático em dizer que sim!  Boas opções não faltam em Cusco e essa é mais uma hospedagem do time:  bom custo x benefício.

O hotel está localizado em San Blas, bairro próximo da Plaza das Armas e principais pontos da cidade, é um prédio histórico muito bem conservado e bonito, possui quartos amplos e confortáveis, recepção 24h  e lanchonete no local. A rua Hatun Rumiyoc e a Igreja San Blas estão localizadas a 100 metros de distância.

 166, Calle Carmen Alto, Cusco, Peru

 

 O QUE FAZER?

Não há como recomendar você alugar um carro e sair conhecendo os pontos turísticos, alguns são mais distantes e podem ser mais cansativos, como Cusco envolve muita história, é enriquecedor a companhia de um guia bem preparado! Algumas estradas que fizemos são teeeeeeeensas e bem tortuosas, daquelas de fechar os olhos para não ver o penhasco ao lado!

Então, confie no conselho: feche pacotes em alguma agência. Vale muito a pena fechar passeios por agências de viagens!

Não se preocupe, você pode sim deixar para fechar tudo lá, ao redor da praça das Armas você pode pechinchar muito os passeios nas agências, eu sou daquelas pessoas mega ultra programadas que adora sair do Brasil com tudo fechado e odeio perder tempo na viagem pesquisando de agência em agência, gosto muito de comodidade e conforto não tenho como negar!

Viajamos em 5 amigos, um dos integrantes (Felipe) tem familiares Cusquenhos e por coincidência uma das suas primas possui uma agência de viagem, quer algo mais bem recomendado que isso? O nome da empresa é Inka Rainbow e a Cris foi super solícita, nos ajudou a organizar os passeios e roteiro e viagem, tudo na medida certa! Inclusive indiquei a Cris à alguns amigos que também amaram o serviço! 

Tenho muito medo de deixar as pessoas montarem meu roteiro, não curto nada corrido e cansativo demais, a Cris conseguiu deixar na medida certa, já tive experiência desastrosa em uma viagem com isso e jamais recomendaria a mesma experiência que eu! Mas quanto à agência de Cusco, está super recomendado!

Foram pontuais, no primeiro dia recebemos toda a programação, Cris se preocupa inclusive com o nosso período de adaptação na cidade, no primeiro dia nos buscou no aeroporto pontualmente e nos deixou no hotel, recebemos algumas orientações e curtimos a cidade com uma boa caminhada, no dia seguinte começamos as programações de passeios!

Vivemos de tudo um pouco, aventura, desafios, experiências gastronômicas, culturais e históricas, tenho muitos relatos à contar e farei um post especial apenas com todos os passeios detalhados para vocês, ok? 

Foi tudo simplesmente perfeito!

Ok, ok ...você gosta de planejar e visitar tudo sozinho, estuda sobre o lugar com antecedência e gosta da autonomia de se deslocar para todos os lados no seu tempo e ritmo, sim acho super válido isso, mas não para a região de vale sagrado, a questão não é autonomia aqui, é segurança e comodidade! Você vai encontrar estradas que um motirsta experiente fará muita diferença. .Apenas com o conhecimento de quem entende do lugar será possível entender a grandiosidade dos feitos incas. Pagar um pouco a mais por um bom serviço pode valer a pena.

Para facilitar, decidi compartilhar o meu roteiro na íntegra para vocês.

A dica para quem quer conhecer diversos sítios arqueológicos é comprar um dos boletos turísticos, que dão direito a entrada em diferentes atrações por um preço inferior ao dos ingressos comprados separadamente.

 

 RESTAURANTES E BARES

 

Preparem-se para comer e beber muito bem!

Você sabia que os chefs peruanos por muitos anos dominam os primeiros lugares mundiais? Na capital do Peru a principal programação é visitar os melhores restaurantes do mundo, em Cusco muito destes chefs abriram restaurantes, a experiência gastronômica do Peru é  incrível!

Sugestões de restaurantes:

 

O ínicio de uma viagem sempre pede um bom restaurante, por isso optamos pelo restaurante QERPSI, ele fica dentro do Hotel Marriot, bem localizado e para a nossa sorte, estava ao lado do nosso hotel!

A proposta do restaurante é uma culinária peruana que envolve ancestralidade, história e misticismo.

Nos pratos o que prevalece é a “Comida da Terra”, natural, saudável e nutritiva com ingredientes do Mercado de San Pedro, os chefes priorizam uma abordagem cultura-mesa e brincam com os ingredientes, reinventam os alimentos multiétnicos e combinam o novo com o antigo, respeitando as tradições da culinária local.

Dica valiosa: Faça Reserva.

 

Horário de Funcionamento: 5:30 às 10:00 / 12:00 à 00:00

 Calle Ruinas 432 | San Agustin, Cusco, Peru

 

O restaurante traz consigo um estilo moderno, trazido da costa peruana aos Andes à tradicional cevicheria peruana, utilizando frutos do mar e peixes frescos e ingredientes locais, se quer conhecer ceviche de verdade, vá nele! Fica super bem localizado, na Plaza das Armas e da janela do restaurante é possível curtir a vista para a cidade de Cusco, a comida é maravilhosa e bem servida.

Horário de funcionamento: Segunda à domingo 12:00 às 22:00 pm

 Portal Harinas 181 | Plaza de Armas, Cusco, Peru

 

Uchu cozinha é inspirada por receitas clássicas da culinária peruana, com toques sofisticados e contemporâneos. Proporcionam uma experiência exclusiva, os pratos podem ser servidos em madeiras esculpidas ou pedras vulcânicas a altas temperaturas, na composição dos pratos, uma vasta seleção de produtos marinhos e terrestres, cremes de pimentas nativos e ervas aromáticas.

O restaurante está instalado em uma antiga casa no centro histórico de Cusco, com paredes de adobe expostas, argila, madeira velha, têxteis avant-garde, velas e cristais recriam uma atmosfera eclética.

Horários de funcionamento: Domingo à Sábado das 12:30 - 23:00

 Calle Palacio 135, Cusco, Peru

 

A culinária nikkei sempre inclui ingredientes frescos, sabores limpos e um alto nível profissional no manuseio dos detalhes, lembro certinho da nossa reação na chegada de cada prato.

Os pratos são lindos e muito saborosos!

A experiência do LIMO, da varanda tradicional com vista para a Plaza de Armas, é uma viagem pela cozinha Nikkei e oferece um bar de coquetéis.

 

 

Horário de Funcionamento: Domingo à Sábado das 11:30 - 23:00

 Portal de Carnes 236 | Floor 2, Plaza de Armas, Cusco, Peru


 

O Inka Grill faz parte de um grupo de restaurantes familiares, foi o pioneiro dentre eles em Cusco.

Caracterizado por sua culinária autêntica, inclusiva e inovadora, propõe um menu que cruza o peruano com o internacional, simplismente incrível!

Foi um daqueles restaurantes que decidimos repetir durante a viagem!

 

Horário de Funcionamento: Segunda a domingo, 11:30 hrs. às 23:00 hrs.

 Portal de Panes 115, Cusco, Peru

 

Acho que a foto consegue repassar o recado né? Hahaha...

Papachos é mais uma experiência de Gaston Acúrio, já ouviu falar? 

Acurio ajudou a estabelecer a culinária peruana e oferece refeições típicas do Peru em um estilo moderno e atraente. Suas franquias de restaurantes concentram-se em uma categoria específica de cozinha peruana.

Juntamente com sua esposa Astrid, ele gerenciou a franquia de restaurantes Astrid & Gastón desde 1994.

Acurio é atualmente reconhecido como um dos mais importantes chefs do mundo.

Horário de Funcionamento: Todos os dias ddas 12:00 às 23:00 pm

 Portal de Belen 115 Plaza de Armas, Cusco 0801, Peru


 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

  • Identificação: Passaporte ou RG são aceitos  (não necessita visto)

  • Vacinação: não exigem nenhuma vacina para entrar no território peruano

  • Moeda:  Novo Sol. ( 1 real = 1,24 ) - as duas moedas praticamente se equivalem.

  • Seguro viagem: não é obrigatório! Mas não abra mão da sua saúde!

  • Voltagem: 220w

  • Altitude:

  • Na mala: agasalhos, protetor solar, hidratante, sapato confortável

 

 

Conclusão sobre o lugar e a minha experiência.